Economia

Paraná terá uma produção de grãos 26,9% maior que a da safra passada
04-03-2007 00:35

O Paraná deverá produzir 29,82 milhões de toneladas de grãos de verão e inverno, de acordo com a primeira estimativa de produção divulgada nesta sexta-feira (02) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura. Segundo o relatório dos técnicos do Deral, a produção de grãos de inverno poderá ser de 3,07 milhões de toneladas, colhidas em 1,30 milhão de hectares.

O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, lembrou que o potencial produtivo de grãos de verão e inverno desta safra tinha sido anteriormente estimado em 29,23 milhões. “Mas em conseqüência das condições climáticas favoráveis, a colheita evolui muito bem. Com 21,8% da área de grãos de verão já colhida, somado à boa produtividade obtida até o momento, pudemos reavaliar a nossa estimativa de produção para mais de 29,8 milhões de toneladas”, comentou.

Bianchini acrescentou que, caso a produção estimada seja confirmada, o Paraná deverá colher um volume de grãos 26,9% superior ao verificado na safra 2005/06, quando o Estado produziu 23,5 milhões de toneladas. “A colheita estimada está bem próxima da produção recorde que o Paraná obteve na safra 2002/03, quando produzimos 30,37 milhões de toneladas de grãos”, disse.

Trigo – Pela estimativa da Secretaria da Agricultura, a produção de trigo deverá ser de 2,41 milhões de toneladas. O volume esperado poderá ser 95,3% superior ao obtido na safra passada, que foi de 1,24 milhão de toneladas. Nesta safra, a cultura deverá ocupar 74% da área estimada com as culturas de inverno. O relatório aponta que serão semeados 968 mil hectares com o grão. Ou seja, 9,4% superior ao cultivado em 2006, quando foram plantados 885 mil hectares.

O engenheiro-agrônomo do Deral, Otmar Hubner, informou que a semeadura do trigo deverá ter início nos próximos dias. “Conforme já era esperado, haverá uma ligeira recomposição da área e bom uso de tecnologias. O que poderá refletir numa produção próxima a 2,4 milhões de toneladas”, disse.

O secretário Valter Bianchini esteve esta semana em Brasília para gestionar junto ao Governo Federal recursos para garantir a comercialização e preços mínimos para o trigo. Bianchini disse ainda que está em fase de discussão a implementação do seguro agrícola para a cultura.

Soja – As informações obtidas a campo, até o dia 23 de fevereiro, mostram que a colheita havia atingido 12,1% da área destinada ao cultivo da soja. A produtividade média verificada foi de 3.284 quilos por hectare. Segundo o chefe do Setor de Previsão de Safras, Dirlei Antonio Manfio, a produtividade obtida é 9% superior à inicialmente esperada, que era de 3.011 quilos por hectare.

“Com o avanço da colheita, a produção estimada foi reavaliada para 12,07 milhões de toneladas. Se estes números forem confirmados, teremos um novo recorde estadual na produção de soja. Assim, poderemos superar em 10,5% a safra 2002/03”, avaliou.

Hubner também acredita que o Paraná deverá ter um recorde na produção de soja. “O clima foi favorável e os produtores deverão colher uma produção recorde. O que, aliado a preços melhores que os praticados durante o ano passado, deve permitir que os agricultores iniciem sua recomposição financeira”, destacou.

Milho – Entre as culturas de verão, a mais beneficiada pelas condições climáticas é o milho. Com isso, a produção no Paraná poderá chegar a 8,65 milhões de toneladas. Este volume seria 5,3% maior que o potencial produtivo da atual safra, inicialmente avaliado em 8,21 milhões de toneladas.

Até o momento, 29,2% da área de 1,32 milhão de hectares está colhida. A produtividade das áreas colhidas foi, em média, de 7.346 quilos por hectare. O que significa que as lavouras apresentaram um rendimento 17,6% superior à estimativa inicial, que era de 6.243 quilos por hectare. Com as condições climáticas normais, o Deral espera que a produtividade média desta safra seja de 6.572 quilos por hectare, um novo recorde estadual.

Quanto ao mercado do produto, a engenheira agrônoma do Departamento, Margorete Demarchi, é otimista. “Em 2007, o mercado desse cereal deverá apresentar um dos melhores períodos de sua história. Mesmo com a expectativa de que o Brasil possa colher a segunda maior produção de milho de sua história”, comentou.

Feijão – Somadas as três safras de feijão, o Paraná deverá produzir 841,9 mil toneladas. Este volume é 2,9% superior ao obtido na última safra, quando o Estado colheu 818 mil toneladas.

Quanto ao feijão da primeira safra, a produção esperada é de 557,2 mil toneladas. Mesmo com a redução de 14,5% em comparação ao potencial produtivo inicialmente estimado, o volume que poderá ser obtido é 17,6% superior ao verificado na safra passada. Segundo o secretário da Agricultura, esse otimismo é justificado pelo aumento da área plantada e da melhor produtividade verificada. Com o volume estimado, o Paraná continua liderando o ranking dos maiores produtores de feijão do País. Nosso Estado responde por 38% da produção nacional de feijão da primeira safra”, disse Bianchini.

Em relação ao feijão da segunda safra, o Paraná deverá colher 275 mil toneladas. Isto representa 17,3% a menos que em 2006. Quanto à área plantada, deverão ser semeados 156 mil hectares. Ou seja, uma extensão 29,4% menor que a verificada na safra passada.

Já o plantio do feijão da terceira safra ainda não começou. Porém, a primeira intenção de plantio indica que haverá uma diminuição da área com a cultura. Há projeção de que sejam plantados 11,2 mil hectares: uma redução de 34,6% em relação à última safra.

Quanto aos valores pagos pelo produto, a engenheira-agrônoma do Deral, Maria Alice Consalter, informou que, após um período de quatro anos de bons preços, o valor da saca de feijão começou uma trajetória descendente. “Isso é resultado da boa oferta do produto no ano passado, como também da expectativa de uma nova safra recorde em 2007”, concluiu.

AEN
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado