Economia

Pesquisa do BC projeta inflação de 3,60% no ano
25-06-2007 14:32

Brasília - A inflação deste ano deve ficar em torno de 3,60%, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central, na última sexta-feira (22), com uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras. Levemente acima dos 3,59% estimados na pesquisa da semana anterior, mas bem abaixo do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A pesquisa do BC é realizada todas as sextas-feiras com o objetivo de acompanhar as tendências do mercado em relação aos principais indicadores da economia. Pelas projeções dos analistas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passará de 0,18% para 0,21% neste mês. Eles acham que a inflação terá igual comportamento em julho, com estimativa de 0,20%.

A pesquisa divulgada hoje (25) pelo Banco Central no Boletim Focus, mostra que houve aumento significativo na projeção do IPCA para os próximos 12 meses: de 3,46% na pesquisa anterior para 3,52%. Ainda assim, fica meio ponto percentual abaixo da estimativa de IPCA para 2008, que era de 4% há 17 semanas e agora cedeu para 3,99%, também abaixo do centro da meta.

Na comparação semanal, a inflação no varejo também aponta alta de 3,78% para 3,83% na capital paulista, onde o movimento de alta dos preços tem acontecido de forma mais acentuada que no país como um todo. Essa tendência é sentida desde o final de abril, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP).

Em sentido contrário, porém, tem sido de queda o comportamento dos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação, água, saneamento, transporte coletivo urbano e outros). A expectativa é de que o reajuste acumulado desses preços e serviços não ultrapasse 3,10% no ano, contra perspectiva anterior de 3,20%.

O Boletim Focus também registra troca de sinais na evolução dos preços no atacado. Depois de altas seguidas nas últimas semanas, os dois índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam reduções: o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) baixou de 3,57% para 3,52% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) cedeu de 3,55% para
3,49%. Ambos, abaixo da perspectiva de inflação no varejo.


Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado