Economia

Presidente do Uruguai defende direito a acordos bilaterais após reunião com Bush
11-03-2007 14:32

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, defendeu hoje (10) o direito a estabelecer negociações bilaterais fora do âmbito do Mercosul. Em entrevista após encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Vásquez disse que aposta no mercado regional, mas quer um processo de integração aberto.


"O Mercosul pode se integrar com outros países e blocos, mas cada um dos integrantes desse processo deve ter o direito de exercer seus direitos soberanos de desenvolver relações bilaterais com outros países ou blocos”, afirmou o presidente uruguaio.

Vásquez e Bush disseram que pretendem avançar nas conversações sobre o comércio entre os dois países. O presidente norte-americano afirmou que vai incrementar a presença de capitais no Uruguai “a medida que for conveniente para cada um dos países”.

Em entrevista após reunião com presidente uruguaio, Bush disse que também conversou sobre a questão das quotas e tarifas sobre alguns dos produtos uruguaios que entram nos Estados Unidos.

“O presidente Tabaré me falou sobre uma série de temas comerciais e ele acredita que as quotas e tarifas de mercado não são justas. Ele me falou de tendências protecionistas, algo que me preocupa muito.”


Estados Unidos e Uruguai discutem um acordo de livre comércio, mas que ainda não saiu do plano das intenções. O Mercosul, bloco do qual Uruguai, Paraguai, Brasil, Argentina, e Venezuela fazem parte, não permite acordos que possam dar privilégios maiores a outros países que não fazem parte do bloco.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado