Economia

Procon alerta consumidores sobre cuidados na hora de comprar em liquidações
07-01-2007 14:18

Com o objetivo de acabar com estoques e itens de mostruário, o comércio promove, nesta época do ano, liquidações de produtos de todos os tipos. Para orientar o consumidor atraído pelas ofertas, o Procon-PR recomenda alguns cuidados para que sejam evitados problemas decorrentes dessas compras.

A coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, enfatiza que o consumidor deve verificar se necessita realmente do produto e se vai economizar na compra. “Para isso, é preciso que ele faça uma pesquisa de preços para saber se o produto está mesmo em promoção”, afirma, “e se vale enfrentar as imensas filas que se formam diante das lojas. Se optar pelo financiamento, deve saber qual o juro embutido, número da parcelas e o preço final e se este é superior ao valor daquele produto sem desconto”.

Outra recomendação da coordenadora é a de que na hora da compra o consumidor verifique se a mercadoria está em boas condições, se apresenta um risco ou amassado. No caso do produto apresentar pequena avaria, o consumidor precisa ser informado e o dado deve constar da nota fiscal. Este dano, no entanto, não pode prejudicar o desempenho do produto.

Mesmo nas promoções o consumidor deve exigir a nota fiscal, que é o documento essencial para a garantia do produto, realização de troca (em caso de problema) ou reclamação junto ao Procon. O consumidor deve receber também, conforme produto, o certificado de garantia preenchido e se o bem for financiado uma cópia do contrato.

Se o consumidor necessitar de mais informações, ele pode consultar o Procon-PR pelo telefone 0800 41 1512, entre 8h30min e 18 horas, ou ir pessoalmente ao órgão, entre 9 e 17 horas, na Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, no Centro, em Curitiba.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado