Economia

Provopar apóia cooperativa de confecções
29-07-2007 01:05

A Cooperfashion, cooperativa de confecções apoiada pelo Provopar Ação Social e que tem sua sede no município de Lidianópolis, na região do Vale do Ivaí, estreou com sucesso no mundo da moda, ao confeccionar toda a parte de jeanswear para o renomado estilista Ronaldo Silvestre, mineiro radicado em Londrina, cuja coleção foi apresentada no 1º Paraná Business Collection, realizado de 23 a 26 deste mês, no Centro de Convenções Horácio Sabino Coimbra, no Cietep, em Curitiba.

A presidente do Provopar, Lúcia Arruda, e a coordenadora de Assistência Social, Ivaa Sandra de Morais, estiveram acompanhando a estréia da cooperativa paranaense na mostra de modas, que apresentou as tendências para o Verão 2008. O estilista Ronaldo Silvestre, outro incentivador da cooperativa de Lidianópolis, conhecido pela visão peculiar de moda mostrada em criações para a marca londrinense “Ex Madame”, revisou através das peças apresentadas parte de sua adolescência e as cores e as riquezas do interior de Minas Gerais.

Contando com peças em jeans desenvolvidas em conjunto com a cooperativa de Lidianópolis, que aproveitou a oportunidade para lançar sua grife própria – a Cooperfashion, o estilista mostrou através de seu trabalho uma mulher forte e sempre no limite e o homem nascido a partir da reinterpretação da imagem clássica do “cafajeste brasileiro”. O tema escolhido por Ronaldo Silvestre tem tudo a ver com as mulheres que construíram a cooperativa de Lidianópolis.

Elas trabalhavam de empregadas para uma pequena indústria de confecções instalada naquele pequeno município. Numa noite boa parte das máquinas de costura industrial foi roubada e a empresa, que já não vinha bem das pernas, faliu, deixando-as desempregadas. Com a ajuda do Provopar, surgiu a cooperativa, que atualmente confecciona mais de 5 mil peças, a maior parte para grifes famosas. “Hoje, a cooperativa de Lidianópolis é modelo para as demais cooperativas apoiadas pelo Provopar”, garante Lúcia Arruda, satisfeita e orgulhosa pelo sucesso da cooperativa na passarela do Paraná Business Collection.

Segundo pólo de confecção – O Paraná é hoje o segundo pólo da indústria de confecção do Brasil. O Estado alia produção, qualidade e diversidade de opções em todos os segmentos do vestuário e acessórios. O cenário econômico do setor revela a capacidade e desempenho industrial direcionados para vertentes diversas: faccionista, private label, marcas próprias e grifes com assinatura de Designer. Atende assim compradores com perfil igualmente diversificado.

O Paraná é um pólo solidificado por empresa com metas específicas de expansão a médio e longo prazo. Elas estão situadas nas principais regiões do Estado e cada uma focada em objetivos próprios de crescimento. Assim, o Paraná Business Collection surgiu com o objetivo de fortalecer o Paraná como um dos mais importantes pólos de confecção do Brasil, através de um evento que vai mostrar numa única data e local o que de melhor o setor oferece aos compradores e consumidores.

O evento também tem como objetivo integrar o mercado da moda paranaense, apresentando-a ao mercado nacional e internacional como uma opção para compradores com pontos de interesse variados, o que ira gerar um volume maior de negócios. E, por último, divulgar ações regionais promovidas anualmente em cidades como Maringá, Cianorte, Londrina, Dois Vizinhos e outras em condições de fazer parte do circuito de lançamentos do Paraná.

AEN
Foto: Daniel Sorrentino - Provopar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado