Economia

Requião anuncia que política agrícola será para 320 mil pequenas e médias propriedades rurais
15-11-2006 11:18

O governador Roberto Requião garantiu nesta terça-feira (14) que o seu governo pretende dar total apoio as 320 mil pequenas e médias propriedades rurais do Paraná, visando aumentar a produção de alimentos, com preços mais acessíveis à população. “O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) vai continuar apoiando e cuidando das cooperativas e grandes empresas agrícolas, enquanto que o Governo do Estado, através de seus vários programas, dará prioridade à agricultura familiar rural”, destacou.

Requião confirmou a volta do programa “Panela Cheia”, empréstimo com equivalência produto e que fez tanto sucesso em seu governo anterior. “O produtor terá acesso a empréstimo com juros baixíssimos e um bom prazo de carência para a diversificação e industrialização dos produtos agrícolas, bem como para a produção de biomassa. Temos R$ 1,3 bilhão para esta modalidade de empréstimo”, disse.

Neste empréstimo, também chamado de fundo de aval, a garantia do produtor que pretende plantar sem maiores preocupações é dada pelo próprio Governo do Estado junto ao Banco do Brasil. “Ele não se preocupa em dar garantia real, e nós não perguntamos se ele fez o inventário de sua propriedade, se é parceiro, meeiro, posseiro ou arrendatário. O empréstimo estará à disposição de todos que sabem plantar e colher, porque queremos comida mais barata na mesa do povo”, afirmou Requião.

O governador confirmou também a criação do “Empréstimo Solidário”, através do qual um grupo de agricultores vizinhos poderá comprar trator, colheitadeira ou máquina para beneficiar cereais. “O agricultor precisa de um trator, mas o que existe no mercado é muito grande para sua propriedade. O custo-benefício não lhe satisfaz. Ele reúne então dois ou três vizinhos e juntos adquirem o trator. Nós financiamentos solidariamente, com uma boa carência e juro baixo”.

O programa Irrigação Noturna será ampliado. O produtor que fizer irrigação no período das 21 às 6 horas terá desconto de 75% sobre o custo da energia rural, que já é mais barata que a energia urbana. “E para os pequenos e médios produtores que aderirem ao programa nós financiamos o sistema com juros de 1% ao ano. O desconto na tarifa vale para todos os produtores, mesmo para os grandes”, concluiu.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado