Economia

Requião diz que moradia ecológica do Paraná será levada ao presidente Lula
17-06-2007 00:37

O governador Roberto Requião deve apresentar o modelo de moradia ecológica desenvolvida pela Companhia da Habitação do Paraná (Cohapar) ao presidente Luis Inácio Lula da Silva durante encontro em Brasília, na próxima semana. O anúncio foi feito neste sábado (16) em visita que fez ao 3º Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal, em Curitiba, onde o projeto está em exposição.

“A Casa Verde aproveita a água da chuva e a energia do sol, barateando os custos da água e da energia elétrica. Com o projeto, estamos preservando o meio ambiente e garantindo a inclusão social do povo do Paraná”, destacou o governador ao detalhar as moradias que seguem o princípio de sustentabilidade ambiental.

Segundo o presidente da Cohapar, Rafael Greca, na última reunião do Codesul, encontro que reuniu os governadores dos Estados do Sul, em Gramado (RS), o governador já colocou o projeto à disposição de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“A Cohapar irá atuar de Curitiba até Porto Alegre, estabelecendo um mesmo modelo de habitação de casas populares ecologicamente corretas”, afirmou Greca.

A implantação da Casa Verde para todo o Brasil também está senbdo bem recebida pela Caixa Econômica Federal. Nesta semana, o vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da CEF, Jorge Hereda, comunicou que é viável a implantação da nova moradia em todo o país.

Atualmente, estão em construção 13 mil casas populares em todo o Paraná e a Cohapar planeja dobrar o número de obras até o fim do ano. De acordo com Rafael Greca, a visão ambiental nas construções representa um novo ciclo de cidadania no Estado. “Hoje há um mundo dos recicláveis que reduz o consumo e reaproveita os recursos naturais. É a casa dos 3 R`s: Reduzir, Rutilizar e Recliclar”, explica.

Entre os conceitos do modelo Casa Verde, estão a captação da água da chuva, a utilização de madeira apreendida ou de reflorestamento, aquecimento elétrico e a alternativa do aquecimento solar. O aquecedor é fabricado com garrafas pet, num sistema desenvolvido e testado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec.

Feira - O feirão da Casa Própria termina neste domingo (17), no Marumby Expo Center, com a participação de 40 construtoras e 50 imobiliárias. A mostra oferece 7 mil imóveis com até 100% de financiamento para pagamento em até 20 anos. A previsão dos organizadores é de mais de 30 mil visitantes. Até o começo de sábado, mais de R$ 40 milhões em negócios foram concretizados, sendo 40% em novos imóveis e 60% em imóveis usados.

Além da casa-estande, a Companhia de Habitação do Paraná está apresentando na feira a maquete do bairro Guarituba, em Piraquara, onde realiza o maior projeto de regularização urbana e fundiária do país.

AEN
Foto Everson Bressan
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado