Economia

Secretaria da Indústria consolida vinda de nova empresa ao Paraná
11-02-2007 02:29

Fabricante de sistemas de limpadores de pára-brisas, a empresa paulista Dyna, líder no setor no país e quinta no mundo, anunciou à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul a abertura de uma filial no Paraná. Com uma linha de produção de cerca de 2 milhões de peças mensais, a empresa será instalada num município da Região Metropolitana de Curitiba a ser definido. A meta da empresa é iniciar as atividades em três meses.

Segundo o secretário Jacir Bergmann II, a escolha do Paraná pela empresa é fruto do empenho do governo do Paraná, que oferece ao empresariado uma série de programas de incentivos para a descentralização industrial e a geração de novos empregos. “A empresa encontrou no Paraná as melhores condições do Brasil para seu programa de expansão”, afirma o secretário.

De acordo com o diretor comercial da empresa, Celso Liberal, o investimento inicial será de R$ 1 milhão. “Vamos atuar junto às montadoras no Estado e com exportação”, explica. “A razão inicial pela escolha do Paraná é estar próximo aos nossos clientes, como as montadoras de veículos. Depois de conhecermos os benefícios fiscais oferecidos pelo governo estadual, estamos revendo nossas metas e já estudamos possibilidades de expansão”.

Outro fator que determinou a vinda da Dyna ao Paraná foi o Porto de Paranaguá. Atualmente, cerca de 30% da produção é voltada para o mercado externo, principalmente para a União Européia e para os Estados Unidos. “Paranaguá pode tornar nossos planos mais ambiciosos. Atualmente, toda a nossa produção é exportada pelo Porto de Santos”, diz Celso Liberal, que informa ainda a Dyna adota tecnologias limpas de processo.

Bom Emprego – O secretário Jacir Bergmann II informa que a empresa foi atraída pelo programa Bom Emprego, que oferece dilação no pagamento de ICMS para a atração de indústrias e para ampliação de empreendimentos que possam gerar mais mão-de-obra no Estado. O programa já supera investimentos de 2,8 bilhões em benefícios fiscais.

“Novas empresas estão vindo para o Paraná ou ampliando sua estrutura em razão das políticas públicas adotadas pelo governador Roberto Requião. Os resultados podem ser observados pelo número recorde na geração de empregos, cerca de 365 mil nos últimos quatro anos. Uma das iniciativas de destaque foi a redução do ICMS nas operações dentro do Estado”, avalia o secretário.

AEN
Na foto do SECS o secretário Jacir Bergmann
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado