Economia

Secretaria do Desenvolvimento Urbano executou mais de 3 mil obras no Paraná
26-09-2007 20:19

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, disse nesta quarta-feira (26), durante a abertura da 3ª Conferência Estadual das Cidades, que o Governo do Estado, através de sua secretaria, já realizou mais de 3 mil obras e ações em todo o Paraná. Ele lembrou que, em 2003, quando Requião assumiu o governo, não se falava em plano diretor e muito menos em plano de desenvolvimento regional.

“Além do mais, naquela época a Copel estava à beira da falência e a Sanepar entregue a grupos estrangeiros. Não havia uma política definida de geração de emprego no interior do Estado. A maioria das ações do governo (75%) estava concentrada em Curitiba e Região Metropolitana. O restante (25%) ficava para as demais regiões do Estado”, relatou.

Segundo Forte Neto, havia necessidade na época de adotar uma política de desenvolvimento estadual e regional. “Foi justamente isso que o governador Roberto Requião determinou que fosse feito nos primeiros dias de seu governo. Ele queria uma política com foco, começo, meio e fim. Assim, foi realizado. As ações e a organização desta política ficaram a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que fez questão de priorizar a elaboração de planos diretores para os municípios”.

A situação era caótica porque, dos 399 municípios, apenas 28 possuíam Plano Diretor de Desenvolvimento. “Em função da política adotada pelo governador Requião, hoje mais de 310 municípios possuem Plano Diretor elaborado ou em fase de elaboração. Isto muda radicalmente a forma de se administrar a cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Forte Neto.

Forte Neto lembrou que foi realizado um trabalho chamado Política Regional de Desenvolvimento, de 2003 a 2006, com obras em ações em praticamente todos os municípios do Estado. “Agora, em seu novo governo, Requião determinou a elaboração de um plano de desenvolvimento para o Paraná, através do secretário do Planejamento, Enio Verri, e que contou com a participação de todos os setores da administração pública. É um plano que orienta investimentos de R$ 18 bilhões do Estado nos próximos três anos e que conseguiu, com o PAC, mais R$ 11 bilhões”.

O secretário destacou que o plano de desenvolvimento estadual foi elaborado com base nas propostas levantadas durante as conferências das cidades. “Eu me lembro da 2ª conferência onde surgiram propostas de planejamento regional, a criação do conselho estadual, o treinamento e a qualificação dos servidores municipais. Mais de 2,5 mil já foram qualificados e estão aptos a coordenarem os planos diretores de suas cidades”, relatou.

“Dois programas estão sendo executados por nossa secretaria; o de lideres públicos voltado aos gestores públicos (prefeitos, vices e secretários municipais) e o de qualificação dos servidores da estrutura permanente das prefeituras. Agora, estamos trabalhando na qualificação dos conselheiros dos Conselhos Estadual e Regional de Desenvolvimento do Paraná. Portanto, o Paraná evoluiu muito nesta área nos últimos anos e temos a certeza que desta 3ª conferência vão surgir novas propostas para o desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu.

AEN
Foto-Roberto Corradini-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado