Educação

Arapongas recebe exposição do projeto “Educação Com Ciência”
05-12-2007 13:24

O projeto “Educação Com Ciência”, em sua terceira e última etapa deste ano, abriu a exposição dos experimentos e pesquisas científicas dos estudantes da rede pública de ensino em Arapongas. São cerca de mil estudantes e professores participantes, que representam 120 colégios de 70 municípios da região.

A mostra, que poderá ser vista até sexta-feira (07), reúne cerca de 210 trabalhos dos alunos provenientes dos núcleos regionais de Educação de Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibaiti, Ivaiporã, Wenceslau Braz e Telêmaco Borba.

O evento, que ocorre no Colégio Estadual Emílio de Menezes (centro da cidade) e em ruas próximas, conta com a participação do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do show de energia do projeto Conpet, da Petrobrás.

Para Jair Milani, vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, o projeto, além de fomentar o estudo e a pesquisa, tem o importante papel de conscientizar a população sobre temas de grande relevância. “Na exposição já observei trabalhos que visam à conscientização das pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente, como, por exemplo, o aquecimento global”, destacou.

O “Educação Com Ciência”, que é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e desenvolvido pelo Paraná Esporte, está em seu terceiro ano de realização. A feira ocorre regionalmente, em etapas anuais, cada uma com duração de cinco dias. Além da exposição, os alunos e professores têm a oportunidade de freqüentar oficinas focadas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para o coordenador geral do “Educação Com Ciência”, Paulo Lopes Correa, “o objetivo é incentivar e fomentar o espírito crítico e a habilidade de discussão dos grandes temas do saber”. De acordo com ele, os estudantes são uma esperança para as futuras gerações, esperança na construção de um mundo melhor. “O Paraná se orgulha da nossa juventude e nós, da Educação, nos orgulhamos dos nossos professores, que estão construindo os futuros pesquisadores e cientistas paranaenses”, afirmou Correa.

Para Vanda Pedroso de França, chefe do núcleo regional de Educação de Apucarana, o projeto promove a integração e interação entre estudantes e professores. “O diferencial desta etapa está no fato do projeto ocorrer em uma escola na região central da cidade, permitindo, como vimos neste primeiro dia de funcionamento, que as famílias e a comunidade em geral possam visitar e prestigiar nossos estudantes”, enfatizou.

Abertura – Durante a solenidade de abertura do “Educação Com Ciência”, as “presenças” de Albert Einstein, Lavoisier, Santos Dumont e outros inventores e pensadores como Leonardo Da Vinci e Osvaldo Cruz deram o tom de como ocorrerão os trabalhos durante a semana. Também foi apresentado o espetáculo de dança “Quatro Elementos”, além de um show da banda maringaense Edição Especial.


Serviço: Exposição dos trabalhos dos alunos
Data: de 03 a 07de dezembro
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Colégio Estadual Emílio de Menezes (Rua Quiscalo, 185 – centro)

AEN
Foto Levi Ferreira-SEED
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado