Educação

Biblioteca Pública completa 150 anos e promove eventos culturais
04-03-2007 00:43

A Biblioteca Pública do Paraná completa, nesta quarta-feira (7), 150 anos de fundação, e programou, a partir do início da semana, uma série de atrações: música, exposições, lançamentos de livros e tribuna livre com declamações de poesias. Para marcar o aniversário, a artista plástica Sônia Gutierrez criou uma logomarca. O tema é o livro, objeto que veicula idéias e saberes, principal elemento dos serviços prestados pela Biblioteca Pública. Ao produto, alia-se a figura humana – cabeça e olhares voltados para o ontem e ao amanhã, páginas abertas para o hoje, mentes que compartilham, registram, multiplicam e constroem o universo do conhecimento.

Nesta segunda-feira (05), a pianista Salete Chiamulera apresenta “Villa-Lobos para crianças”, às 14h30, no Auditório Paul Garfunkel. O concerto comemorativo aos 120 anos de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos vai reunir mais de 200 crianças das escolas da rede estadual de ensino. Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

O artista plástico Luiz Thadeu Bittencourt Borges, que é também funcionário da Divisão de Extensão da Biblioteca Pública, vai abrir uma exposição que reúne 30 cartazes, também na segunda-feira (05). O trabalho, baseado em pesquisas de jornais e materiais do acervo das divisões da Biblioteca Pública, traz a história da Casa. “É uma exposição mesclada com enfoque em datas e fatos importantes. A partir de 1954, começam as transformações, principalmente para melhorar o atendimento aos usuários.” Com criatividade, Thadeu mistura o antigo com o moderno. A técnica é colagem em papel cartaz. A mostra, que ficará aberta ao público no hall do 2.° andar até o próximo dia 31, seguirá depois para outros municípios paranaenses.

Lançamento – O lançamento do livro “Biblioteca Pública do Paraná: Sua História” do professor Ernani Costa Straube, na quarta-feira (7), vai marcar oficialmente o início das comemorações. A tarde de autógrafos será no hall térreo, a partir das 16h. Na publicação, o autor procura traçar a trajetória cultural e administrativa da Biblioteca Pública, desde sua fundação em 1857, até os dias atuais, enfatizando as dificuldades e tropeços, mudanças de rumo e de sede.

O professor, que já tem diversas obras publicadas, é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, ocupante da cadeira número 12 da Academia Paranaense de Letras e patrono da cadeira número 13 da Academia Parano-catarinense de Letras. Como pesquisador em heráldica e história, colabora em revistas e jornais e é autor, também, de diversos brasões e bandeiras.

E, no dia 15, na tribuna livre, no hall térreo, o público poderá declamar poesias alusivas aos 150 anos da Biblioteca Pública. A atividade cultural, que tem início às 18h, vai marcar, também, o Dia Nacional da Poesia e o Dia do Bibliotecário (12).

Serviço: Programação do aniversário de 150 anos

Música na Biblioteca – Villa–Lobos para crianças
Data: 5 de março
Horário: 14h30
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133

Exposição Biblioteca Pública do Paraná – 150 anos
Data: 5 a 31 de março
Local: Hall do 2° andar

Lançamento do livro Biblioteca Pública do Paraná: Sua História
Data: 7 de março
Horário: 16h
Local: Hall térreo

Tribuna livre: Biblioteca e Poesia
Data: 15 de março
Horário: 18h
Local: Hall térreo

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado