Educação

Capes oferece acesso livre na internet à produção intelectual brasileira
24-01-2006 08:28

Brasília – Internautas de todo país podem acessar o Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e consultar, gratuitamente, 1050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além do banco de dados com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o número de publicações oferecidas pelo portal aumentou de 1.800, em 2000, para 9.500 no ano passado. O número de acessos diários, segundo o ministro, também subiu, passando de 10 mil, em 2002, para 90 mil em 2005. "Por meio desse portal, se dá visibilidade à produção científica local no plano internacional, além de fazer com que o país galgue degraus importantes no ranking internacional, avaliou.

Além das publicações, os interessados terão acesso a 17 sítios que oferecem publicações de acesso gratuito, bases de dados referenciais e estatísticas de organismos nacionais e internacionais, dentre eles, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Biblioteca Nacional, em que estão disponíveis 650 livros das áreas de ciências biológicas e da saúde, além de livros, manuscritos, gravuras, partituras e fotografias.

O portalm pode ser acessado por meio do endereço http://acessolivre.capes.gov.br.

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado