Educação

Cohapar qualifica assistentes sociais para atuar no Paraná Alfabetizado
27-08-2007 19:30

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), começou nesta segunda-feira a preparar assistentes sociais e técnicos da companhia para colocar em prática o programa Casas do Saber: aqui se aprende cidadania. O programa é uma com a Secretaria Estadual de Educação dentro do programa Paraná Alfabetizado.

Na abertura do seminário “Ação Social na Cohapar”, o presidente da companhia, Rafael Greca disse às assistentes sociais que esse é um trabalho de promoção humana. “Está inserido dentro da função humana que vocês exercem dentro da empresa. Dar às pessoas um sentimento de cidadania”.

No início de agosto, quando foi lançada a quarta etapa do Paraná Alfabetizado, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, a Cohapar firmou uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), no projeto “Casas do Saber: aqui se aprende cidadania”, com o objetivo de colaborar com a erradicação do analfabetismo, voltado aos jovens e adultos.

De acordo com um dos organizadores do seminário, Rafael Xavier, o trabalho que será feito a partir desse encontro, vai oferecer uma visão mais apurada da realidade de cada região, porque as assistentes sociais são as pessoas que estão mais próximas das comunidades. “O projeto vai atuar nas comunidades carentes, onde a Cohapar atende, unindo forças com a Educação do Paraná para reduzir ainda mais o analfabetismo no nosso Estado”.

Nesses três dias de encontros estão sendo debatidos vários temas relacionados às atividades da assistência social dentro da empresa. “Queremos também conversar e entender quais são as peculiaridades e necessidades de cada um dos nossos escritórios regionais, e como poderemos atuar em cada um deles, aceitando propostas e encaminhando sugestões de novos projetos às áreas onde a diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias atende e atua”, explicou.

A assistente social Mari Dal Ponte, do escritório regional de Umuarama, destacou que “essa é uma ótima oportunidade para conhecer melhor o programa Paraná Alfabetizado, bem como as intenções da Cohapar para nossa área. Vamos fazer nosso melhor para colaborar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

“Esse evento nasceu da vontade do presidente”, comentou Eliane Wosgerau Santos, assessora da presidência. Segundo ela, desde que assumiu a Cohapar, o presidente, Rafael Greca, tem suas ações voltadas para o social e por isso pediu para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos técnicos sociais de todo os nossos escritórios e inseri-los no programa Paraná Alfabetizado. “Esse evento já é um encontro de trabalho para atualizar as assistentes sociais, motivá-las para o exercício da profissão bem como engajá-las no trabalho da Cohapar junto as comunidades”, declarou.

O seminário tem a duração de três dias, sendo dois em Curitiba e um em Faxinal do Céu, onde as assistentes sociais participarão de cursos de capacitação, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, visando a inclusão delas no projeto Casas do Saber: aqui se aprende cidadania do programa Paraná Alfabetizado.

AEN
Foto: Carlos Ruggi
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado