Educação

Colégio Estadual do Paraná é o terceiro melhor do país no Provão do Fantástico
13-11-2007 15:39

O Colégio Estadual do Paraná é o primeiro colocado na disciplina de Matemática e terceiro colocado geral no Provão do Fantástico da Rede Globo. O Provão foi elaborado pela Universidade Federal Fluminense, para alunos de 3.ª série do ensino médio dos maiores colégios públicos das 27 capitais brasileiras, que avaliaram as disciplinas de Matemática, Português, História, Geografia e Redação. Inicialmente a informação seria que o Paraná tinha ficado em 4.º lugar, mas esse dado foi corrigido.

Para Mary Lane Hutner, chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, embora o Provão tenha sido aplicado a um número muito pequeno de alunos, o resultado é importante para a educação pública do Paraná. “Toda a avaliação externa, como as que são feitas pelo Ministério da Educação, assim como esta, são importantes. Principalmente, porque nos trazem diferentes critérios de aferir a qualidade do ensino, fazendo com que nossos estudantes sintam essas diferenças”, disse.

A coordenadora da Divisão Educacional do Colégio Estadual do Paraná, Sandra Bisusko Lima, explicou que o instrumento de avaliação utilizado, também é importante para a escola. “A partir dele podemos realizar uma análise comparativa, verificando a aproximação ou o distanciamento dos conteúdos abordados, tendo como referência o Plano de Trabalho Docente e as Diretrizes Curriculares Estaduais.”

Quanto à classificação do Colégio Estadual do Paraná, em 3.º lugar, Sandra disse que é um dado positivo. “O resultado explicita o trabalho desenvolvido pelos professores, bem como nos estimula a analisar ainda mais a prática docente a partir das relações pedagógicas, compromisso do professor, estrutura física, recursos didáticos e participação da comunidade escolar”, disse.

Ringo Bez Jesus é aluno da 3.ª série do Colégio Estadual e é um dos 10 alunos que participaram da avaliação do Fantástico. Para ele, a prova aplicada era complexa e exigia domínio e conhecimento de todos os conteúdos. “Senti que a prova exigia conhecimentos além do que estamos desenvolvendo para os vestibulares da UFPR”, disse.

Um dos critérios do Fantástico era que os participantes fossem alunos da rede pública desde as séries iniciais e que não estivessem freqüentando cursinhos particulares. O Paraná foi o melhor classificado dos Estados do Sul. O Rio Grande do Sul foi o 18.º colocado e Santa Catarina ficou com o 21.º lugar, na mesma avaliação.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado