Educação

Cresce número de alunos do ensino público aprovados nos vestibulares
16-02-2006 19:19

O perfil dos vestibulandos aprovados pelo Fuvest/SP, que seleciona os novos alunos da Universidade de São Paulo, está destacando o bom desempenho obtido pelos alunos da rede pública estadual do Paraná no vestibular mais concorrido do Estado: o da UFPR. Em São Paulo, os alunos que freqüentaram a rede pública conquistaram apenas 26,8% das vagas da Fuvest, metade do percentual de vagas obtidas na UFPR pelos candidatos paranaenses que estudaram em escolas estaduais.

“O número de aprovados da rede particular no vestibular deste ano da Fuvest é o maior desde 2001”, destacou o jornal Folha de São Paulo, na edição desta quarta-feira. Embora minoritários entre o total de inscritos, estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas particulares de São Paulo ficaram com nada menos que 73,2% do total de vagas ofertadas pela USP, Santa Casa de São Paulo e Academia do Barro Branco. Entre as vagas restantes, os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública ficaram com menos de 20% das vagas.

No Paraná, está acontecendo um processo inverso, o que indica uma melhoria na qualidade do ensino público, segundo especialistas em Educação. No vestibular mais concorrido do Estado, o da UFPR, o desempenho dos estudantes da rede pública vem melhorando nos três últimos anos, independente da política de cotas sociais e raciais adotada pela instituição.

No último vestibular da UFPR, candidatos que freqüentaram a escola pública conquistaram 52,28% das vagas. A maior parte deles cursou integralmente o ensino médio em escolas estaduais. Outros vestibulares concorridos, como o da Universidade Estadual de Londrina, confirmam o bom desempenho dos candidatos vindos da rede pública: no vestibular de 2005, eles conquistaram 59,4% das vagas.

Para o secretário da Educação, Mauricio Requião, esses resultados mostram o acerto da política educacional implantada na atual administração. “São os primeiros frutos dos pesados investimentos na formação continuada, na carreira e na política salarial mais justa para os professores, na reformulação curricular do Ensino Médio, no material didático e no livro público que está sendo elaborado”, afirmou.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado