Educação

Cronograma de matrículas para o ensino público terá início na semana que vem
04-10-2007 19:16

A Secretaria de Estado da Educação informa que o cronograma de matrículas para o ensino público paranaense inicia na próxima segunda-feira (8). A primeira fase do processo de chamada escolar diz respeito às rematrículas dos alunos que já cursam o ensino fundamental, médio, profissionalizante nos cursos subseqüentes e presencial de jovens e adultos. De acordo com Ana Lúcia Schullan, diretora de Administração Escolar da Secretaria, pais ou responsáveis pelos estudantes receberão um formulário que deverá ser preenchido e entregue na secretaria da escola até o dia 22 de outubro.

A rematrícula para o ensino de jovens e adultos presencial ocorrerá de 22 de outubro a 1º de novembro e a matrícula, de 3 a 14 de dezembro. Para os alunos que vão iniciar os estudos na 5ª série do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio, a Secretaria da Educação utiliza os sistemas de georreferenciamento e fluxo para determinar e garantir uma vaga na escola mais próxima da residência do aluno. “A partir de 19 de novembro será entregue, na atual escola do aluno, uma Carta Matrícula constando onde este aluno terá sua vaga garantida. Então, munido desta carta, os pais ou responsáveis pelo estudante deverão efetivar sua matrícula no colégio especificado de 3 a 14 de dezembro”, explica Ana Lúcia.

No caso dos estudantes provenientes de outros municípios ou estados, ou da rede privada de ensino, juntamente com os que desejem retomar os estudos, os pais ou responsáveis deverão procurar a escola mais próxima munidos da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (cópia e original para alunos maiores de 16 anos), fatura da Copel em nome dos pais ou responsável, Histórico Escolar ou declaração da escola de origem e matriz curricular (quando se tratar de alunos do 2º e 3º ano do ensino médio) nas seguintes datas: para estudantes da 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental e 2º e 3º ano do ensino médio, de 5 a 23 de novembro. Para os alunos que iniciarão a 5ª série do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio, de 17 a 21 de dezembro.

A matrícula dos estudantes que iniciarão seus estudos na primeira série do ensino fundamental ocorrerá de 5 a 9 de novembro. Em Curitiba, o pai ou responsável receberá, na escola onde fez o cadastro prévio, um comunicado de matrícula indicando em qual escola tem a garantia de vaga e a data, afixada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, para nela se apresentar.

Nos demais municípios do Estado, o pai ou responsável deverá comparecer na escola mais próxima de sua residência, que oferte a primeira série do ensino fundamental da rede estadual, de 5 a 9 de novembro para efetuar a matrícula ou conforme o previsto no calendário das escolas municipais.

A utilização do sistema de georreferenciamento acabou com as filas humilhantes de pais na porta dos colégios para reserva de vagas e com a prática histórica do “quem indica”. “O sistema de georeferenciamento é democrático. Ele não vê o nome do aluno ou seu parentesco, apenas a escola mais próxima de sua residência. É um critério objetivo”, afirma Ana Lúcia Schullan. “Muitas das vagas nas escolas mais tradicionais, e por isso de maior procura, eram preenchidas por meio de critérios exclusivamente políticos. Entrava quem tinha sobrenome ou um bom padrinho. Os poucos que reclamam a volta ao sistema antigo querem é o retorno dessa péssima cultura, querem a volta dos privilégios”, afirma Ana Lúcia.

O sistema de georreferenciamento analisa, por meio da fatura da Copel, a escola mais próxima da residência do aluno e em casos de haver um obstáculo físico entre a escola e a residência, como uma rodovia, o sistema seleciona automaticamente outra escola com vaga nas proximidades. “O sistema analisa os riscos e seleciona para o aluno a escola mais próxima e com caminho mais seguro”, explica Ana Lúcia.

Dos 399 municípios do Estado, os 65 maiores já adotaram o sistema do georeferenciamento, que não inclui os alunos que trabalham e estudam à noite. Estes, conforme a Instrução Normativa 02/2006 da Secretaria da Educação, que regulamenta os procedimentos de matrícula, têm a opção de indicar três estabelecimentos onde gostariam de estudar, normalmente os mais próximos aos locais de trabalho.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado