Educação

Curso ensina a montar aquecedor solar com sucata
15-03-2008 23:42

Moradores do Guarituba, em Piraquara (Grande Curitiba), aprenderam neste sábado (15) a montar e instalar um aquecedor solar ambientalmente correto, feito com garrafas pets e embalagens longa vida usadas. O curso foi promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) na sede da Associação de Moradores Jardim Tarumã II e teve a participando de 30 pessoas.

A atividade integra o projeto Casa Ação Cooperar, criado para promover cursos profissionalizantes e de capacitação em locais de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nossa equipe de ação social esta levando a idéia para todas as associações de moradores da Grande Curitiba, porque a salvação do nosso planeta só vai nascer da inovação”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca.

Segundo Greca, a idéia do curso de montagem do aquecedor solar ecológico é livrar os rios do lixo, evitando as enchentes e ao mesmo tempo melhorando a vida da população pobre. “O conceito de desenvolvimento sustentável, do lixo que não é lixo, da mudança do mundo para melhor, está chegando à base da sociedade. Quando os mais pobres deixarem de jogar garrafas pets e embalagens longa vida no fundo dos rios e passarem a se apropriar esse material, transformando-o em bens de consumo e até em meios de renda, vão melhorar a cidade”, afirmou.

“A oficina do aquecedor solar reciclável tem como objetivo levar para a comunidade uma nova perspectiva de ganho, já que é um equipamento fácil de fazer”, explicou o estudante Mauricio Ribas, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do curso.

O aquecedor com materiais recicláveis está sendo adotado pela Cohapar em suas obras. A estimativa é que, com a utilização deste sistema, o consumo de energia elétrica seja reduzido em aproximadamente 30%.

Para o líder religioso Maurilei da Silva Nascimento, a iniciativa da Cohapar deve beneficiar principalmente a parcela da comunidade com renda mensal de até um salário-mínimo. “Com o uso deste aquecedor, com certeza, essas famílias teriam uma boa economia no final do mês. Eles teriam como aplicar o dinheiro que gastam com a água quente em outras coisas, como veste ou alimentação, um curso para os filhos”, disse. “Este é apenas o início do trabalho. Vamos espalhar a idéia por todo o Guarituba”, prometeu.

A dona-de-casa Raquel Aparecida Rodrigues contou que foi justamente a vontade de multiplicar a idéia que fez com ela participasse da oficina manhã deste sábado. “Quero ajudar o povo daqui que é muito carente. Achei o curso muito bom porque vai ajudar a mudar bastante a vida das pessoas. Ao invés desse lixo ir pra valeta vai ajudar a economizar energia para essa gente”.

No domingo (16), a Casa Ação Cooperar leva o curso para a Associação de Moradores Jardim Orquídeas. De acordo com a presidente da Associação, Maria Aparecida Leonel, a estimativa é de que pelo menos 20 pessoas participem da oficina.

“É muito interessante este curso e vai contribuir muito para a melhoria na vida da comunidade. Na situação que o país anda, com o povo ganhando tão pouco, com esse projeto vamos ter uma economia muito grande, principalmente quem tem baixo poder aquisitivo”, disse Maria Aparecida. “Sou uma das primeiras a querer participar deste curso para aprender para mim e também ensinar aos outros”, contou.

A Casa Ação Cooperar é a extensão do programa homônimo que, desde 2005, leva aos paranaenses serviços gratuitos e essenciais no desenvolvimento da cidadania. O projeto funciona no espaço físico do escritório regional de Curitiba, com orientação da diretoria de Relações Institucionais Comunitárias, e tem seu trabalho voltado para a promoção da cidadania.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado