Educação

Diretora do MEC defende programa para acabar preconceito contra a matemática
23-09-2006 15:07

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio do Ministério da Educação, Lúcia Lodi, defendeu hoje (22) a implementação de um programa nas escolas públicas para desmistificar que o aprendizado da matemática é privilégio de poucos. “Essa área do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento lógico, da capacidade de interpretar problemas e precisa ser incentivada como estratégia para melhorar a qualidade da educação básica”, declarou.


Lodi participou da solenidade de premiação de 46 estudantes pernambucanos vencedores da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada em 2005. Eles receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa em cerimônia realizada no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que contou também com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Outros 37 alunos foram agraciados com bolsas de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O ministro Sérgio Rezende disse que a Olimpíada da Matemática contribui para aumentar os talentos na área científica, que o Brasil tanto precisa. “A matemática é ciência básica para engenharia, química, física e até mesmo biologia. Além disso, ela está presente no nosso dia a dia”, enfatizou

Cerca de 350 mil estudantes de 1.200 estabelecimentos públicos de ensino participaram da olimpíada, em Pernambuco. Já no Brasil, o evento promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada e apoio das secretarias estaduais de Educação, contou com mais de 10 milhões de estudantes inscritos em 31.028 escolas de 93% dos municípios do país.

A olimpíada, que está na segunda edição, conta este ano com 14 milhões de inscritos.

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado