Educação

Estudantes do Paraná internados em hospitais terão ensino especial
29-05-2007 18:59

O governo do Paraná lançou nesta terça-feira (29), durante a reunião semanal da Escola de Governo, um programa que vai prestar atendimento educacional a estudantes internados em hospitais. É o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), que vai ser realizado pela Secretaria da Educação em parcerias com a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Só as pessoas que têm na família uma criança hospitalizada sabem a importância deste programa, não apenas do ponto de vista da escolarização, mas do ponto de vista da socialização”, destacou o secretário da Educação, Mauricio Requião. “É um programa que possibilita ao estudante hospitalizado receber os mesmos conhecimentos repassados na escola”, ressaltou.

O programa é destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio e terá equivalência de freqüência e de aproveitamento escolar. O atendimento pode ocorrer, com permissão médica, tanto no leito hospitalar ou em um ambiente especialmente reservado à educação no hospital.

Segundo Angelina Matiskei, chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação, os professores que compõem a rede de escolarização hospitalar estão participando de um curso de capacitação e, ao final, vão iniciar os trabalhos nos hospitais. “Estes estudantes terão um tratamento individualizado e o médico responsável nos dará o parâmetro para dosar o ensino”, explicou.

Para a realização do programa foram selecionados, via edital, 24 professores e oito pedagogos para dar atendimento nos oito hospitais que firmaram termo de cooperação técnica com o governo: Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Hospital Universitário Evangélico, Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital do Trabalhador, Hospital Erasto Gaertner, Associação Hospitalar do Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro, Pequeno Príncipe – estes em Curitiba – e, ainda, o Hospital Universitário Regional de Maringá e o Hospital Universitário do Norte do Paraná (Londrina).

Avaliação e Orientação – Ainda durante a reunião da Escola de Governo, foi criado o Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica(CEAOP), por meio de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Saúde. O centro tem como objetivo identificar as necessidades educacionais de alunos da rede pública para o atendimento educacional compatível, por meio de uma avaliação do contexto escolar com enfoque pedagógico.

De acordo com Angelina Matiskei, chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação o processo de identificação será realizado de forma contínua, reflexiva, cumulativa e sistemática.

“Com esse processo, buscamos compreender o aluno pedagogicamente em sua totalidade, levando em conta seu ambiente cultural, educacional e o desenvolvimento da comunidade escolar, na busca de alternativas que, de fato, atendam suas necessidades", ressaltou.

Depois da avaliação das necessidades do aluno, ele deve ser encaminhado a serviços de atendimentos especializados em sala de recursos, classe especial, escola especial e sala de apoio (com atendimento pedagógico) e atendimentos clínicos, quando necessário, com fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, psicopedagogos e fisioterapeutas.

Fotos: Theo Marques - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado