Educação

Fisk: 50 anos ensinando inglês e espanhol para brasileiros
03-07-2008 13:18

A rede de escolas de idiomas possui 966 unidades espalhadas no Brasil e em mais de 5 países e já fez parte da vida de 10 milhões de alunos.
São Paulo, janeiro de 2008 - “Nenhum sonho é grande demais”. É assim que Mr. Fisk sintetiza os 50 anos de trabalho à frente da Fisk, uma das maiores redes de escolas de idiomas do mundo. A frase do fundador traduz a filosofia da empresa que teve seu início em 1958 a partir de um programa de televisão.
O ano de 2008 é especial para a Fisk, pois comemora o seu cinqüentenário de atuação no mercado de escolas de idiomas, com 950 unidades espalhadas em todo o território nacional e também na Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai.
Segundo o fundador o balanço de sua carreira no Brasil é bastante positivo. “Quando abri a primeira unidade da Fisk eu já pensava nos dias de hoje. O futuro é sempre o melhor incentivo para todos evoluirmos. Acreditei que podia ensinar outra língua aos brasileiros de um jeito novo, como eu fazia na televisão, com um método exclusivo e muita alegria. Hoje, tenho orgulho só em pensar que 10 milhões de alunos já fizeram parte da história da Fisk, e que hoje temos 500 mil alunos por ano, mil funcionários diretos, 9 mil indiretos e cerca de mil unidades espalhadas em todo o Brasil. Após 50 anos, entendi o que o futuro trouxe à Fisk: o seu reconhecimento.”

A história
Tudo começou em 1950 quando Richard Hugh Fisk veio ao Brasil para visitar seu irmão que trabalhava no Consulado Americano de São Paulo. No auge dos seus 27 anos, gostou tanto da cidade que resolveu ficar. “Adorei o clima, a hospitalidade e achei inusitado o interesse dos brasileiros pela língua inglesa, explica”. Na época o País passava por grandes transformações e a necessidade do idioma surgia como grande diferencial no mercado de trabalho.
Mr. Fisk começou então a lecionar inglês e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi e na TV Rio. No programa semanal intitulado Escola de Inglês, ele fazia o papel de Pep, um professor que ensinava o idioma aos seus alunos, que eram na verdade atores. Com o sucesso do programa, ele começou a ser cada vez mais requisitado para ministrar aulas particulares.
Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Mr. Fisk decidiu criar o seu próprio método de ensino. Sensível às dificuldades de aprendizado dos alunos brasileiros, desenvolveu um material didático com base nas diferenças entre as estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessas estruturas mais ordenada do que a dos livros existentes até então. Outra mudança no método pedagógico predominante da época foi estabelecer como primeira lição os auxiliares “Do”, “Did!”, “Will” e “Would” e não o verbo “to be”.
Com um método exclusivo, que enfatiza a comunicação total, a Fisk conquistou gerações e se tornou referência internacional em ensino de idiomas. Hoje, Mr. Fisk dedica sua história a um país que lhe acolheu com carinho. Por tudo isso, ele diz com orgulho: “Muito obrigado, Brasil”.

Nasce a Fundação
Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugo Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueadores e funcionários e a continuidade da marca.
“Não tenho herdeiros e, portanto essa foi a solução para não deixar os profissionais da rede desamparados. Tenho funcionários que estão comigo há mais de 30 anos. Pessoas que se tornaram minhas amigas e que merecem continuar o trabalho que comecei”, afirma Mr. Fisk.

Ranking
Conforme levantamento recente da Fundação Dom Cabral, a rede de Mr. Fisk está em 13º lugar no ranking de instituições mais internacionalizadas do Brasil, superando nomes como Votorantim Cimentos, Klabin e Perdigão e, ficando próximo a Aracruz Celulose, Sadia, Tigre e Andrade Gutierrez.

Reconhecimento
Em 25 de agosto de 1997, em reconhecimento aos serviços relevantes que prestou à cultura e à educação, Mr. Fisk foi homenageado como Cidadão do Estado do Rio de Janeiro no plenário da Assembléia Legislativa. Já no ano 2003, foi a vez dele receber o titulo de Cidadão Paulistano, ao mesmo tempo em que sua fundação recebia prêmios importantes como Franqueadora do Ano e o Selo de Excelência em Franchising, premiação que a Fisk recebeu por quatro anos consecutivos, entre 2003 e 2006. A fundação também foi contemplada com as 5 estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sendo considerada uma das melhores franquias do Brasil.
“Estou realizado no Brasil. Fiz algo grande que me deu muita alegria na vida”, finaliza.

Sobre a Fisk
Fundada em 1958 a rede de escolas de idiomas brasileira Fisk comemora 50 anos com 500 mil alunos distribuídos em 966 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 830 franqueadas. O grupo, que se tornou fundação em 1992, está presente em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai.
O objetivo é atingir a marca de 1000 escolas até dezembro de 2008.

A instituição oferece cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima de 13 anos. Com metodologia de ensino própria, o programa educacional da Fisk tem como base as dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender um segundo idioma.

Fisk São José dos Pinhais
Rua Mendes Leitão 3641 • Centro • 83005-150
(41) 3283-6196 • www.fisksjp.com.br
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado