Educação

Gestores de alfabetização de jovens e adultos já podem escolher livro didático
27-07-2008 14:59

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A partir de amanhã (28), gestores locais e coordenadores de turma dos programas de alfabetização de jovens e adultos já podem escolher os livros didáticos que serão utilizados no processo de ensino.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) colocou à disposição na internet um guia passo a passo para orientar a escolha das obras.

É a primeira vez que a educação de jovens e adultos é atendida por programas de distribuição de livros didáticos. “Havia a necessidade de inclusão dessa faixa de alunos que estava fora do atendimento de forma sistemática, como acontece com o ensino fundamental e o médio”, explicou a coordenadora nacional dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz.

A estimativa, segundo ela, é atender 1,3 milhão de estudantes em cerca de 4 mil municípios. A escolha deve ser feita no próprio site do FNDE até 11 de agosto. Antes de acessar o sistema do programa, a coordenadora recomenda que os gestores leiam os documentos disponíveis, com o passo a passo do processo.

Um deles é o guia do PNLA, que orienta a escolha das obras. “É importante que os gestores e os coordenadores se reúnam para, em consenso, escolherem as obras que mais se adeqüem à realidade dos seus alunos”, sugeriu. A lista contém cerca de 20 títulos, em volume único, com conteúdos de língua portuguesa e matemática. Segundo o FNDE, os livros chegarão às unidades de ensino em setembro, no máximo outubro.

Outra recomendação de Sonia Schwartz é que a escolha seja feita logo nos primeiros dias para que os gestores não percam o prazo. “No último dia, o sistema fica congestionado, começa a falhar, portanto, é importante não deixar para a última hora”, alertou.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado