Educação

Governador abre aula para formação continuada de mais 1,2 mil professores
18-03-2008 11:42

O governador Roberto Requião e os secretários da Educação, Mauricio Requião, e da Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, e o bispo Dom Mauro Morelli participaram da solenidade nesta segunda-feira (17), no Teatro Guaíra, da cerimônia de abertura das aulas da segunda turma de 1.200 professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O Programa tem por objetivo a valorização e a formação continuada do professor, que pode se afastar de suas atividades para avançar na sua escolarização e obter ascensão salarial.

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou para um público de mais de 2.500 participantes e a aula inaugural foi ministrada pelo bispo Dom Mauro Morelli.

O governador Roberto Requião disse estar muito satisfeito em participar do início das atividades para a segunda turma do PDE. “É com programas como esse que vemos a utilização do Governo do Estado para levar melhorias aos paranaenses”, disse. Ele destacou a soma de esforços das secretarias envolvidas, das universidades e o interesse dos professores participantes do PDE e citou uma frase do educador e escritor Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”.

O secretário Mauricio Requião citou o PDE como programa multiplicador de conhecimentos, pois permite que todos os professores da rede façam parte dos grupos de estudos coordenados pelos 2.400 professores participantes do PDE.

Lembrou ainda do Programa do Livro Didático Público, que faz do Paraná o único Estado no qual os alunos do Ensino Médio têm material didático público produzido pelos professores estaduais, e dos demais investimentos em capacitação, em concursos públicos e nos reajustes salariais que fazem do Paraná o terceiro Estado que melhor paga seus professores. Falou também dos investimentos em recursos tecnológicos como o Paraná Digital, TVs multimídia, TV Paulo Freire e bibliotecas nas escolas.

O secretário convidou os participantes a uma reflexão: “Será que estamos satisfeitos com os resultados que essas ações proporcionam? Em que medida isso tudo está trazendo benefício aos alunos?”

Mauricio Requião afirmou que, apesar de todos os esforços do Estado, começando pelos recursos de 30% do orçamento e dos indicadores nacionais favoráveis, o aproveitamento dos conteúdos oferecidos ainda deixam a desejar. “Os desafios que enfrentamos para que atinjamos uma educação de qualidade, como a violência e a miséria, não podem nos levar ao imobilismo nem à paralisia. Espero que os nossos professores façam bom uso de todas as ferramentas que estamos disponibilizando”, disse.

Para a professora de História Handrea Pinceli, do município de Rolândia, O PDE é uma oportunidade de crescimento intelectual e profissional para os professores, pois além de qualificar, possibilita subir de nível na carreira e a melhoria de salário.

O secretário da Educação de Sergipe, José Fernando Lima, os presidentes do Conselho Estadual da Educação José Romeu de Miranda e da AAPP-Sindicato, José Lemos, o deputado estadual Professor Luizão e os reitores de oito universidades públicas, seis estaduais e duas federais, também participaram do evento.

O QUE É – O PDE, é um programa idealizado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Teve início em 2007 com uma turma de 1.200 professores e abre agora a segunda turma com mais 1.200 docentes.

O PDE possibilita o afastamento dos professores de suas atividades por dois anos. No primeiro ano do curso, o professor fica afastado em 100% das atividades e no segundo anos em 25%.

O Programa tem por objetivo a valorização e a formação continuada dos professores da rede estadual e atende diretamente a 2.400 educadores de 17 áreas do conhecimento, incluindo a turma iniciada em 2007, e, de forma indireta, a todos os professores do Estado através dos grupos de estudos em rede. Com a formação continuada, os professores conseguem também uma ascensão salarial.

A coordenadora do PDE no Estado, professora Simone Bergmann, fez a entrega simbólica a um professor de um pen drive – acessório para o uso da TV Multimídia. Os pen drives serão distribuídos a todos os professores estaduais ainda neste mês.

DOM MAURO – À tarde, a aula inaugural contou com uma palestra do bispo D. Mauro Morelli, fundador-presidente do Instituto Harpia Harpyia (INHAH), que sublinhou a importância da educação na formação da cidadania e alertou para a necessidade de se encarar o excluído não como um objeto a ser estudado, mas como um participante ativo da sociedade.

Ele criticou a abordagem economicista dos problemas sociais: “Não quero ouvir falar em produção para aumentar a balança comercial, mas para que ninguém durma sentindo as cãibras da fome”, disse o bispo.


AEN
Foto: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado