Educação

Governador anuncia em encontro nacional que PR está perto de erradicar analfabetismo
19-09-2007 14:07

O governador Roberto Requião anunciou na abertura do IX Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) , na noite desta terça-feira (18), que o Paraná está próximo de erradicar o analfabetismo e ser o primeiro Estado brasileiro a conquistar a meta. Segundo ele, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) relativos aos indicadores da educação no Paraná, apontam que o estado deverá superar o analfabetismo até 2010.

Em seu discurso, Requião propôs que a educação de jovens, adultos e idosos, e a própria alfabetização, valorizem os sentimentos de cidadania. “Temos uma educação libertadora, renovadora, formadora de mulheres e homens integrais, completos. Queremos cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa”.

O encontro reúne em Curitiba representantes da Unesco , dos Estados Ibero-Americanos, dezenas de delegados de todo o País envolvidos no trabalho de erradicação do analfabetismo no País, além do secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Luiz Figueiredo Lazar, representando o Ministério da Educação e o secretário de Educação do Paraná, Maurício Requião.

Junto com o IX Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) , será realizado o fórum de Educação de Jovens e Adultos do Brasil, sob a coordenação do Fórum Paranaense de EJA, envolvendo também a Secretaria da Educação, através do departamento de educação de jovens e adultos.

Nesta quarta-feira (19), pela manhã, os delegados seguem para Pinhão, até o Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, onde às 20h, acontece a abertura da Feira em Rede de Experiências, Saberes e Economia Solidária debates, oficinas e mesas redondas, que vai até sábado (22).

Durante o fórum, algumas das atividades a serem desenvolvidas serão: Homenagem ao educador Paulo Freire – Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA, com Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás; Mesa Redonda – A EJA e as Políticas Intersetoriais do Governo Federal, com o secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, e representantes de outros ministérios; Mesa redonda – Políticas e Financiamento na EJA, com Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo e Andréia Gouveia da Universidade Federal do Paraná; Debates com todos os componentes das mesas redondas e reuniões regionais dos Fóruns e reunião de representantes internacionais.

Mais informações sobre o fórum podem ser obtidas no site http://www.forumeja.org.br, clicando sob o ícone IX Eneja.

AEN
Foto: Freddy Pinheiro-SEED
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado