Educação

Governo pretende criar dez novas universidades e 42 campi até 2007
15-02-2006 17:51

Brasília – Democratizar o ensino superior, principalmente, no interior do país. Esse é um dos objetivos do Ministério da Educação nos próximos anos, segundo o secretário nacional de Ensino Superior, Nelson Maculan. Ele participou hoje (15) de entrevista coletiva em rede de rádio para emissoras parceiras da Radiobrás do Norte e Nordeste do país.

De acordo com Maculan, o programa Expandir – projeto de expansão universitária do governo – investirá, até 2007, cerca de R$ 600 milhões em 68 municípios. Desse total de recursos, aproximadamente R$ 190 milhões já foram aplicados em 2005. "Além de recuperar o que existe, temos também que avançar para democratizar o ensino no interior", destacou o secretário.

A meta do governo, com o Expandir, é criar dez novas universidades e 42 novos campi. As ações são basicamente no interior do Brasil ou nas periferias das grandes capitais. "O objetivo é tirar a educação das grandes capitais para poder democratizá-la. Muitas vezes é difícil para o aluno sair da sua cidade para a capital com todos os custos adicionais", lembrou Maculan.

Na entrevista, ele reconheceu que, nos últimos 11 anos, foram "insuficientes" os recursos para manter as faculdades federais do país. "Houve realmente um sucateamento de algumas áreas e estamos tentando recuperar esse trabalho", disse o secretário de Ensino Superior.

Segundo ele, o MEC estuda com representantes locais as demandas de cada região. "Carência de professores, curso de agronomia, de engenharia, sociologia. Essa discussão está sendo feita olhando um pouco o dia-a-dia e a capacidade da universidade mais próxima que serve de universidade central", explicou Maculan.

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado