Educação

Guarda Mirim do Paraná abre inscrições para processo seletivo 2016
16-11-2015 16:48

A partir desta segunda-feira (16), estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2016 do Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes, conhecido como Guarda Mirim do Paraná. A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social:

http:// www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br Para acessar o edital e o formulário de inscrição, basta clicar no banner lateral “Guarda Mirim 2016”. O prazo encerra no dia 04 de dezembro.

Os candidatos que não possuem acesso à internet podem realizar a inscrição utilizando os computadores da sede da Guarda Mirim, que fica na Avenida Anita Garibaldi, 2395, no bairro Ahú, em Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 h às 11 horas e das 13h30 às 16 horas.

CRITÉRIOS - Serão oferecidas 280 vagas para adolescentes de ambos os sexos, em situação de risco e vulnerabilidade social, moradores em Curitiba e Região Metropolitana. Para participar da seleção é necessário que o candidato complete 14 ou 15 anos até dezembro de 2015 e que, no momento da inscrição, esteja cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Também serão aceitas inscrições de adolescentes matriculados no mínimo em quatro disciplinas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fase II (8º e 9º ano).

O ingresso dos aprovados no programa acontecerá no primeiro semestre de 2016, por ordem de classificação.

COMO FUNCIONA – A Guarda Mirim é um programa de inclusão social que oferece cursos de aprendizagem gratuitos para adolescentes com duração de três anos.

Nos primeiro ano, os alunos participam do curso de Pré-Aprendizagem e Formação Cidadã, ministrado por professores da Secretaria de Estado da Educação e por policiais militares.

Os adolescentes aprovados na primeira etapa são promovidos a guardas mirins e passam a frequentar cursos de aprendizagem industrial e de serviços administrativos. As aulas são oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

É nesta fase que eles são encaminhados a empresas conveniadas, na função de aprendizes. Atualmente, aproximadamente 104 empresas são parceiras, incluindo aquelas que estão com processo em andamento.

Durante o programa, os adolescentes recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de nível superior. Cinco integrantes do Comando Militar são responsáveis pelas aulas de legislação e música. Também são oferecidas oficinas de música e belas artes, atividades complementares de esporte, lazer, eventos educativos, culturais, religiosos e comunitários.

INVESTIMENTOS – O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, faz a manutenção da Guarda Mirim com recursos do Tesouro Estadual.

Além disso, nesta gestão foram disponibilizados R$ 1,5 milhão em recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), para modernização da unidade, reestruturação de laboratório de informática, reforma da biblioteca e compra de uniformes.

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas junto à Comissão do Processo Seletivo, pelo e-mail inscricaogmirim@seds.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3252-2779 e 3252-6531.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado