Educação

Meio ambiente é tema de 30% dos trabalhos expostos no projeto Educação Com Ciência
25-10-2007 19:19

Estudantes demonstram preocupação com o meio ambiente. Mais de 100 experiências e pesquisas apresentadas na exposição do projeto “Educação Com Ciência” abordam temas como reciclagem, utilização consciente da água, sustentabilidade e aquecimento global. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Paraná Esportes, ocorre em Campo Largo, até esta sexta-feira (26), e conta com aproximadamente 370 trabalhos expostos.

Para Everton Felipe Cardoso (14), estudante da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Rio Vermelho, de União da Vitória, a apresentação de trabalhos voltados à preservação ambiental é uma maneira de estimular a reciclagem e o cuidado com a natureza. Everton e dois colegas trouxeram à exposição um trabalho que utiliza garrafas descartáveis, caixas de leite longa vida e tubos de papelão para aquecer água utilizando-se da energia solar.

De acordo com Everton, projetos semelhantes são utilizados em ONG's e universidades. “O objetivo de mostrarmos esta alternativa é o de economizar a energia elétrica, beneficiar o meio ambiente com a reciclagem e conscientizar a população de que as embalagens descartáveis podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida de todos nós”, ressaltou. Segundo o estudante, o custo para implantação deste sistema em uma residência é de aproximadamente R$40,00, e pode gerar uma economia de até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.

Segundo Maria de Fátima Pereira, professora do Colégio Marechal Cândido Rondon, de Curitiba, que, junto com seus alunos, trouxe um projeto semelhante ao dos estudantes do Colégio Estadual Rio Vermelho, a conscientização de todos sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, principalmente com a água, é imprescindível para a qualidade de vida futura.

“A composição do planeta é de 70% de água, mas apenas 2,5% é potável, ou seja, própria para o consumo humano e animal. Por isso é muito importante que todos tenham por objetivo preservar o meio ambiente a partir do reaproveitamento dos bens naturais como água e luz, para que assim possamos melhorar ou, pelo menos, não piorar a qualidade de vida”, ressaltou. A professora lembrou ainda que a cada hora com uma lâmpada acesa gasta-se, em média, 100 watts de energia, e que para obtê-los são necessários 700 litros de água em uma usina hidrelétrica.

Oficinas – Entre as 35 oficinas do projeto há aquelas que têm como foco a conscientização ambiental, nas quais os alunos são incentivados ao consumo racional de recursos naturais, como água, luz, materiais recicláveis e orgânicos. “Precisamos conscientizar a população de que o reaproveitamento e a utilização racional destes meios é essencial para que, em um futuro breve, não estejamos com escassez de bens naturais”, disse Maysa Carneiro Solheid, assessora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), que é responsável por uma oficina focada na conscientização ambiental.

Segundo Maysa, pela quantidade e qualidade dos trabalhos que abordam a temática, os estudantes compreenderam a importância do papel de disseminar os cuidados com o meio ambiente. “Eles estão engajados nessa questão tão importante para o futuro”, completou.

AEN
Foto Levy Ferreira-SEED
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado