Educação

Ministros assinam pacto para promover integração educacional na América do Sul
25-11-2006 11:59

Alex Rodrigues
Enviado Especial

Foto: Wilson Dias/ABr

Belo Horizonte - Os ministros de Educação de sete países sul-americanos assinaram nesta sexta-feira (24) um documento se comprometendo com medidas concretas para integrar o continente na área educacional. Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela assinaram uma resolução que cria um grupo responsável por elaborar o projeto para criação de um espaço regional de educação superior. O espaço seria o equivalente a uma universidade com campi espalhados por todos os países membros. O pacto de intenções também estabelece que cabe aos Estados garantir o acesso à educação de qualidade, compreendida como um direito social e um bem público.

Realizada um dia após o encerramento do 3º Fórum Educacional do Mercosul, o teor da Carta de Belo Horizonte traduziu o clima de otimismo com a possibilidade de uma maior integração entre os países sul-americanos.

O documento também prioriza a formação e o aperfeiçoamento de professores e de outros trabalhadores de instituições de ensino como política comum de valorização dos educadores. Ao fim da 31ª Reunião de Ministros do Mercosul, os participantes acordaram que é necessário pensar um conteúdo escolar mais próximo da realidade e das necessidades regionais. Segundo o texto do documento, é necessário incluir o ensino da história recente com o objetivo de fortalecer a democracia e a cidadania.

Os sete países deverão desenvolver ou valorizar políticas públicas de inclusão de povos indígenas, afro-descendentes e de jovens e adultos privados de liberdade, além de priorizar as educações técnico-profissionalizante, rural e não formal.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, se disse satisfeito com a troca de experiências durante o 3º Fórum Educacional do Mercosul, iniciado na segunda (21) e encerrado ontem (23), e da 31º Reunião de Ministros. Segundo ele, a discussão sobre a integração regional do setor educacional é das que mais têm avançado no Mercosul. O Brasil ocupou a presidência temporária do Mercosul durante o segundo semestre de 2006. A partir do início de 2007, o grupo passa a ser presidido pelo Paraguai, representado na reunião pela ministra Blanca Ovelar de Duarte.

Na foto o brasileiro Fernando Haddad e a paraguaia Blanca Ovelar de Duarte no encerramento da 31ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado