Educação

Novos recursos de ensino marcam volta às aulas nas escolas estaduais
13-02-2008 19:46

Mais de 1,4 milhão de alunos e os quase 60 mil professores iniciam, nesta quinta-feira (14), o ano letivo nas 2.100 escolas públicas do Paraná. Na volta, os estudantes vão encontrar diversas benfeitorias de infra-estrutura e ferramentas pedagógicas a serviço da educação, como as TVs Multimídia. “São iniciativas para garantir um melhor desempenho e rendimento escolar”, destaca a chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Mary Lane Hutner.

O secretário da Educação Maurício Requião diz que o ano letivo de 2008 começa com mais avanços tecnológicos e com professores mais preparados e qualificados, o que reflete no desempenho escolar dos estudantes a cada ano. “Tanto que o número de aprovados nos vestibulares, oriundos da escola pública, só aumenta nos últimos anos. É a tecnologia mais avançada a serviço da formação de nossas crianças e jovens”, destacou o secretário.

Além das TVs multimídia, o Portal Dia-a-Dia Educação, cujos conteúdos vários estados brasileiros já acessam, o Livro Didático Público, elaborado pelos professores da Rede Estadual, a TV Paulo Freire, o Paraná Digital, com laboratórios em todas as escolas, também fazem parte das ferramentas pedagógicas das escolas estaduais. Ferramentas que se interagem facilitando o trabalho dos professores e melhorando a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.

O secretário Maurício Requião destaca ainda que as ações interdisciplinares de largo alcance e as iniciativas pioneiras como o FERA, o Educação Com Ciência e os Jogos Colegiais continuarão com suas edições regionais e estaduais, trazendo alegria, conhecimento e mantendo saudável o ambiente nas salas de aula. O investimento de R$ 12,3 milhões, por meio de pregão eletrônico, na aquisição de merenda escolar para alunos do ensino fundamental e médio para o primeiro semestre de 2008, também confirma que os estudantes serão bem recebidos e assistidos.

SEGURANÇA - A segurança nas escolas é outro item que será garantido e ampliado, como afirmou o governador Roberto Requião, durante abertura dos trabalhos na Assembléia Legislativa. “No reinicio das aulas, uma ótima notícia aos paranaenses: o programa Patrulha Escolar Comunitária vai estar atuante em todos os nossos 399 municípios. A Patrulha é um outro programa de sucesso. Hoje, nossas escolas e nossas crianças estão mais protegidas, contra a violência e as drogas. A Patrulha tem ajudado também a combater a evasão escolar”, disse ele.

No total de escolas, estão incluídos 282 estabelecimentos de educação profissional que foram retomados e hoje ofertam 421 cursos profissionalizantes, entre eles 17 colégios agrícolas e um florestal, recuperados e integralmente públicos. “A educação pública no Paraná cresce em qualidade e oportunidades. Nosso compromisso é melhorar cada vez mais, cumprindo com os nossos compromissos sociais”, completa Maurício Requião.


AEN
Foto:Freddy Pinheiro
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado