Educação

Paraná possui duas mil escolas estaduais com acesso à internet
03-07-2008 19:28

O programa Paraná Digital confirmou a conexão nesta quinta-feira (03), de duas mil escolas com acesso à internet – atingindo o índice de 95,24% dos estabelecimentos da rede estadual de ensino com laboratórios de informática equipados e com conectividade. De acordo com o superintendente do programa, Luciano Mewes, o Paraná Digital alcançou as metas propostas quando foi lançado, no início do primeiro mandato do governo Roberto Requião.

Além de quase a totalidade das escolas com laboratórios conectados, as que faltam estão cerca de 1, 76% equipadas, 1% dos laboratórios esperam equipamentos ou adequação da rede elétrica e outros 2% estão em fase de projeto. Ao todo serão 2,1 mil laboratórios, totalizando 44 mil computadores, que vão beneficiar cerca de 1,5 milhão de alunos.

“Antes da implantação do Paraná Digital apenas 8,5% dos alunos de escolas públicas tinham acesso à internet. Com esses dois mil laboratórios em total atividade, já estão sendo beneficiados em torno de 1,4 milhão de alunos e 57 mil professores. Essa nova ferramenta pedagógica nas mãos dos professores deve possibilitar aos alunos diferentes maneiras de visualização dos conteúdos programáticos e, por conseqüência, uma melhor compreensão a respeito dos assuntos tratados em sala de aula”, analisa Mewes.

A coordenadora do Programa Paraná Digital, Irian Marques, explica programa respeito as configurações diferentes em cada escola e desenvolveu um projeto para cada uma, com rede elétrica e lógistica específica para cada caso. “É importante ressaltar que não foi apenas colocado o computador dentro da escola, criamos a infra-estrutura necessária para o pleno funcionamento de cada laboratório. E por serem centralizados, quando algum computador tem problemas não é necessário que o técnico vá até a escola, o problema pode ser resolvido mesmo de dentro da Companhia de Informática do Paraná (Celepar)”, ressalta.

O Programa Paraná Digital é uma parceria das Secretarias da Educação, de Ciência e Tecnologia, de Assuntos Estratégicos, além da Celepar, da Copel e da Universidade Federal do Paraná. Começou a ser desenvolvido em 2003 e conjuga as estruturas dos laboratórios de informática, das TVs Multimídia e do Portal Dia-a-dia Educação. O apoio aos professores para a utilização desses recursos é feito pelos assessores técnico-pedagógicos das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTEs), localizadas em cada Núcleo Regional de Educação.

AEN
Foto: SEED
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado