Educação

Paraná vai doar softwares da área de Educação para a Bahia
04-09-2007 18:58

O governador Roberto Requião, o secretário da Educação, Maurício Requião, e o secretário da Educação da Bahia, Adeum Hilário Sauer, assinaram na manhã desta terça-feira (04), durante a Escola de Governo, em Curitiba, protocolo de intenções que garante a doação de softwares na área de educação desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “Em consulta ao Ministério da Educação, foi afirmado que o portal Dia-a-Dia Educação e a TV Paulo Freire são exemplos de soluções em tecnologia educacional no País e por essa razão viemos até o Paraná”, destacou Sauer.

Os softwares que serão fornecidos ao governo da Bahia são o Ambiente Pedagógico Colaborativo – do portal Dia-a-dia Educação – e o banco de dados Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere/web). Também ficou acordado que o governo paranaense garantirá suporte técnico para a implantação de uma TV web pública – nos moldes da TV Paulo Freire – e vai colaborar na elaboração de um plano de cargos e salários para o magistério da Bahia.

“No Paraná, acumulamos experiência sobre esses temas e, agora, estamos oferecendo esses programas desenvolvidos em software livre. Esse material é público e está à disposição da Bahia, do Rio Grande do Norte e de qualquer outro Estado brasileiro ou profissional da educação que tenha interesse nesses programas”, observou Maurício Requião. “Também vamos colaborar com o esforço que a Bahia vem fazendo para reorganizar a relação com o servidor professor, por meio da criação de um novo Plano de Carreira”, completou.

EXEMPLO – Segundo o secretário da Educação da Bahia, seu Estado tem procurado experiências que possam ajudar na implantação de tecnologias mais avançadas em educação. “Queremos colocar a Bahia na era da modernidade também nessa área”, disse Sauer.

Maurício Requião afirmou que, com a assinatura do protocolo de intenções, haverá contrapartida do Estado da Bahia. “Estamos muito interessados em algumas experiências baianas, como a da área de educação à distância por meio de consórcios com instituições de ensino superior”, declarou. De acordo com Sauer, a Secretaria da Educação baiana desenvolveu tecnologia de videoconferência. “Vamos passar esses conhecimentos e tecnologias para o Paraná. Esse compartilhamento de experiências é importante para que a educação avance ainda mais”, concluiu.

EXPERIÊNCIAS – O portal Dia-a-Dia Educação (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) foi criado no fim de 2003, para atender a demanda dos professores da rede pública e é caracterizado pelo acesso livre aos conteúdos postados pelos docentes. O ambiente pedagógico virtual permite a interatividade entre professores, que compartilham textos e dicas de livros, por exemplo, que depois poderão ser trabalhados em salas de aula. O software já foi fornecido para outros Estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão.

Já a TV Paulo Freire foi fundada com o objetivo de divulgar história, cultura e produções artísticas, literárias e científicas do Estado nas escolas paranaenses. Ela é a primeira emissora de televisão pública voltada exclusivamente para a educação e contribui pra a formação continuada do professor, além de complementar o currículo dos alunos. Entre os programas veiculados estão os educacionais, debates e aulas. O canal tem como parceiros a TV Sesc, a TV Escola do Ministério da Educação (MEC) e a TV Paraná Educativa.

AEN
Foto Julio Covello-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado