Educação

Paraná vai plantar oito milhões de mudas na Semana da Árvore
17-09-2007 19:51

O governo do Paraná vai plantar 8 milhões de mudas de árvores de espécies nativas a partir desta segunda (17) até sexta-feira (21) por meio do Programa Mata Ciliar para lembrar a Semana da Árvore. Sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e sua vinculada Instituto Ambiental do Paraná (IAP), serão promovidos plantios integrados em todos os 399 municípios paranaenses com o apoio da Secretaria da Agricultura, Emater e Sanepar.

Cada município receberá entre 20 e 25 mil mudas de diferentes espécies nativas indicadas de acordo com o tipo de solo e clima de cada região. As mudas são produzidas pelos viveiros conveniados com o Programa Mata Ciliar.

“Todas as pessoas que estiverem interessadas em participar das atividades da Semana da Árvore serão bem-vindas. Basta procurar o escritório regional da Secretaria do Meio Ambiente, IAP ou Emater mais próximo ao município em que reside para obter informações sobre a programação. É mais um grande mutirão que o Paraná está formando para recuperar as florestas e a vegetação às margens dos rios”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Desde o início do Programa já foram plantadas 64.609.597 mudas de árvores - o que representa 18 mudas plantadas por minuto – e mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas. As árvores plantadas até o momento pelo Programa resgataram 370,160 mil toneladas de gás carbônico da atmosfera, contribuindo para a redução do aquecimento global. No site do Programa (confira o endereço abaixo) é possível compreender como são feitos os cálculos e a importância das florestas para o planeta.

Já foram investidos R$ 15 milhões no Programa Mata Ciliar para reestruturação de 20 viveiros estaduais, compra de viveiros – repassados a 347 municípios, Colégios Agrícolas, Sanepar, APAES, Centros de Menores Infratores, penitenciárias, instituições públicas e privadas.

O programa Mata Ciliar trabalha em duas vertentes: recompondo a mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas e disponibilizando arame para que pequenos agricultores que possuem criações façam o isolamento da área próxima as margens dos rios. As cercas servem para evitar que o gado paste nas áreas protegidas também financiadas.

O abandono das áreas, deixando que a vegetação se recomponha naturalmente é outra forma de recomposição da mata ciliar onde existe vegetação nativa que possa servir como banco de sementes.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, disse que todos os municípios interessados em participar do plantio devem procurar um viveiro do IAP para obter as mudas. “Além disso, todas as comunidades, grupos de serviço, entre outros interessados também serão muito bem recebidos nesta grande ação, que consolidará ainda mais o Programa Mata Ciliar, reconhecido mundialmente”, destacou Burko.

PROGRAMAÇÃO - Em Paranavaí, todos os 29 municípios atendidos pelo escritório regional da Secretaria plantarão 20 mil mudas em áreas eleitas como as mais degradadas. Na cidade de Alto Paraná, acontece o lançamento do Programa “Adote uma Árvore”, com a participação de estudantes e agricultores, que acompanharão o desenvolvimento das mudas plantadas. Em Cornélio Procópio, a abertura da semana da árvore aconteceu nesta sexta-feira (14) com o plantio de cinco mil mudas. Em Toledo – região Oeste – serão plantadas 25 mil mudas na próxima sexta-feira (21) com a participação de escolas da rede pública da região, além de palestras relacionadas a meio ambiente.

No próximo dia 26, o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, assina em Cascavel convênio entre o Programa Mata Ciliar e as Cooperativas Copacol e Copavel. Na ocasião, agricultores e estudantes farão plantio de mudas em torno de rios localizados na área urbana da cidade.

Em Campo Mourão, escolas, igrejas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) estarão contribuindo com os plantios da Semana da Árvore. Ainda na região, o município de Campina da Lagoa plantará 30 mil mudas, e em Mamborê e Farol cada um dos municípios plantará 20 mil mudas.

A arte e a criatividade farão parte da programação do município de Quarto Centenário, onde alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Coração de Maria confeccionaram roupas com materiais recicláveis. Em Corumbataí do Sul, será apresentada uma peça teatral sobre a relação do homem com a natureza.

Na região dos Campos Gerais, o município de Ponta Grossa plantará mudas de araucária, em Guarapuava as atividades são diversas - entre elas, um plantio promovido em parceria com a Cooperativa Agrária. No município de Pitanga, serão realizados ‘Pedágios Verde’, com distribuição de mudas e palestras em escolas. Em Foz do Iguaçu grupos de escoteiro serão responsáveis pelo plantio, que contará com a presença de escoteiros paraguaios também. http://www3.pr.gov.br/mataciliar/resgate_carbono.php

AEN
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado