Educação

Prefeito Leopoldo Meyer participa do lançamento do novo sistema de transporte escolar do Paraná
05-03-2008 13:11

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, falou sobre a importância de conhecer a realidade dos municípios para desenvolver ações para o transporte escolar

Na tarde da última terça-feira (4) o prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, participou de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Forte Netto, e prefeitos de outras cidades paranaenses para a apresentação do novo “plano de transporte escolar” que busca pensar estratégias e ações para resolver a questão no estado.

O plano tem o objetivo de melhorar os serviço prestado aos alunos, obedecer a legislação do transporte escolar, reduzir custos operacionais e otimizar as rotas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Forte Netto, é necessário conhecer a realidade de cada município para se desenvolver soluções para o transporte escolar.

Por isso, será realizado um levantamento das rotas de todos os municípios através de aparelhos GPS. Com estes dados em mãos será possível criar novas rotas e diminuir os gastos. Além disso, cada um dos ônibus irá receber um aparelho que permite que as rotas sejam rastreadas via satélite, o que impede que as linhas sejam desviadas ou que outras pessoas além dos estudantes utilizem o transporte escolar.

Os estudos preliminares para implantação do novo sistema de transporte escolar começaram no ano passado com a aplicação de questionários em 65 município e levantamento das rotas de cinco cidades.

Este ano o programa deve realizar o cadastramento das linhas escolares de todos os municípios, desenvolver softwers para rastreamento dos ônibus, e fazer a simulação do novo sistema de transporte escolar em todos os municípios.

A estimativa é que inicialmente o novo programa represente uma economia de 5% no custo do transporte escolar. A implantação efetiva do novo sistema será no início do ano letivo de 2009.

Durante o evento, os prefeitos também puderam conhecer o “programa de rastreamento por satélite para transporte escolar”, que já está sendo utilizado no município de Castro e é semelhante ao que está sendo elaborado pelo governo estadual.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado