Educação

Presidente afirma que educação de qualidade é compromisso do governo
20-02-2006 14:06

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil
Foto : Roosevelt Pinheiro / ABr

Brasília - O governo federal está implantando 40 cursos universitários no interior do país, com o objetivo de evitar o deslocamento dos jovens para as grandes cidades. Em seu programa semanal de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as extensões evitam que os universitários deixem "sua terra natal, às vezes em condições totalmente desfavoráveis, sobretudo as condições financeiras". Nesta semana, Lula visita obras de novas universidades em seis diferentes estados.

"São 40 extensões que estamos fazendo. Nessa viagem agora eu vou a Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, que vai ter a Universidade São Francisco. Vamos a Arapiraca, em Alagoas, a Parnaíba, no Piauí, a Imperatriz, no Maranhão, e a Marabá, no estado do Pará. Eu vou fiscalizar as obras para ver se estão andando como quero que andem. Ao todo, são R$ 592 milhões para essas extensões. Eu quero acompanhar de perto, porque educação de qualidade é um compromisso do meu governo. Somente através da educação de qualidade o Brasil vai se transformar em país de padrão de primeiro mundo", afirmou.

Segundo o presidente, o número necessário de professores vem sendo contratado desde 2003. "Até agora contratamos 9.008 novos docentes para as universidades. Numa demonstração de que não estamos medindo nenhum esforço para que possamos dar à educação a qualidade que ela precisa. Educação a gente não fala, faz. E nós estamos fazendo aquilo que é preciso", considerou.

Lula disse que não é só o Nordeste que está sendo beneficiado. "Anunciamos em Bagé, no Rio Grande do Sul, a Universidade do Pampa. Tem instalação de campi em 10 cidades, a partir de abril. O Sul do país é uma região nobre, onde o povo teve oportunidade de ter escola primeiro que em outras partes do Brasil. Por isso que o Sul é uma região desenvolvida. O povo é bem informado. Temos que tratar a Região Sul com um carinho especial", afirmou.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado