Educação

Professores e estudantes da rede pública aprovam o uso dos televisores multimídia
16-05-2008 11:56

Se a imprensa e a oposição demonstram não gostar dos televisores multimídia instalados pela Secretaria da Educação nas salas de aula das escolas estaduais, os alunos e professores pensam diferente e estão entusiasmados com o uso da nova tecnologia. Kleine Karol Assis, professora de Ciências do Colégio Estadual Professora Luiza Ross, de Curitiba, afirma que utiliza a televisão nas aulas e tem achado um excelente recurso didático. “É um grande suporte para as aulas. Esse recurso é ótimo para as aulas de ciências. A tecnologia já é utilizada em diversos setores da sociedade, agora passa a integrar a sala de aula. E como resultado acho que vai dar na melhoria do processo de ensino. Vai reforçar a aprendizagem”, diz. Ela utiliza vídeos retirados da internet e também apresentações de power point.

Na mesma escola, Evandro José Valente, professor de Matemática, é outro que elogia o uso do televisor em sala de aula. “Até então só tínhamos o quadro e o livro didático. Mas agora, com esse recurso, até os alunos das turmas mais barulhentas ficam mais quietos, porque chama mais a atenção. O governo deu uma ferramenta importante, o resultado será mostrado pelos professores”, afirma.

Os alunos também comemoram a presença da televisão na sala de aula. Vitor Alcântara Schlusaz, aluno da 6ª série, 11 anos, diz que as aulas ficaram melhores. “Está muito melhor do que com só com os livros. Todo mundo acaba prestando mais atenção. As aulas têm ficado mais legais”, conta. Renata Cristina Soares, também da 6ª série, concorda: “Os professores explicam melhor. Era chato ficar só seguindo aula no livro. A aula ficou mais atrativa”.

Na cidade de Loanda, o sucesso das tvs multimídia é igual. O professor de Geografia Ademilson Francisco dos Santos, do Colégio Estadual Afonso Camargo, relata que utiliza a televisão como recurso visual para reforçar o conteúdo. “Tenho 11 turmas no total, entre ensino médio e ensino fundamental, e em todas já utilizei a televisão. Os televisores estão bem instalados e funcionam direito. Utilizo vídeos que abordam o tema dado no dia da aula”, diz. A aluna Natália Fernanda Garcia, 12 anos, da 7ª série do mesmo colégio, diz que “todos os alunos estão gostando e prestando muita atenção”.

Em Wenceslau Braz, no Colégio Estadual Miguel Nassif Maluf, o aluno Jeremias Adonay Ribeiro, da 8ª série, tem a mesma impressão. “Estou gostando muito, é divertido aprender assim”, conta. José Roberto Machado, professor de Geografia do Colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior, de Maringá, afirma que é “um recurso muito bem pensado”. “Eu estava acostumado a usar o datashow na faculdade e agora posso usar a TV aqui na minha escola, é como se fosse um datashow pequeno. Trabalhei com slides e futuramente irei incluir imagens e vídeos nas minhas apresentações. Estou gostando muito”, afirma.

No mesmo colégio, Tatiane Portugal Bernardes, 16 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio e diz que as aulas ficaram melhores. “Quando o professor usa o quadro, ele fica de costas para a gente e a gente conversa mais e não presta muita atenção, mas com o uso da TV, é mais fácil se concentrar na aula”, conta.

Também de Maringá, o professor de História Antônio Faustino dos Santos, do Colégio Estadual João de Faria Pioli, achou muito interessante ter acesso ao recurso do televisor com pen drive. Ele conta que se surpreendeu com o resultado obtido na aula. “Foi uma boa surpresa para mim e para eles. Usei a TV para trabalhar com imagens do Antigo Egito e os alunos gostaram muito”, diz

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Os professores de Educação Especial também utilizam o televisor multimídia. Noely Lesnau, professora de Ciências e Biologia do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Jr, de Curitiba, tem uma boa avaliação do uso das TVs. “Sempre tivemos que criar para podermos dar uma aula com imagens e com uma televisão em cada sala fica mais prático. Não precisamos perder tempo atrás de datashow e nem reservar a videoteca, o que devíamos fazer com 20 dias de antecedência. Facilita podermos gravar as imagens, montar o power point e passar aos alunos. É um apoio muito útil”, afirma.

“A televisão facilitou muito para podermos dar uma aula visual aos nossos alunos. É muito importante podermos mostrar para eles, através de imagens, o conteúdo. Uso a TV com freqüência, de três a quatro vezes por semana”, diz Zinair Viana, professora de Geografia do mesmo colégio. Ela conta que outro ponto positivo é a interação com os alunos. “Eles trazem material gravado, como vídeos ou fotos, que podemos usar na aula”, conta.

AEN
Foto:Ari Lemos


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado