Educação

Programa da Secretaria da Educação vai atender aos colégios mais necessitados
11-03-2008 12:06

O secretário da Educação Mauricio Requião lançou o novo programa da Secretaria de Estado da Educação nesta segunda-feira (10), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu. O “Superação” atenderá a 214 colégios da rede estadual de educação que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), situados em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou com alto índice de violência, e que apresentaram dificuldades para promover o acesso e a permanência ao ensino público de qualidade e a formação integral dos alunos.

De acordo com Yvelise Arco-Verde, superintendente educacional da Seed, o programa tem como meta intensificar as ações para a melhoria da qualidade na gestão educacional, bem como suprir problemas na estrutura física dos colégios e, ainda, ofertar qualificação pedagógica descentralizada especial aos professores, diminuir os índices de reprovação e abandono e desenvolver novas práticas educacionais. “Estes 214 colégios terão atendimento priorizado para que possamos reverter o quadro de dificuldade educacional em que se encontram”, destacou Yvelise.

Segundo Yvelise, o “Superação” é estruturado desde 2007 com a realização de um diagnóstico para cada uma das escolas participantes, pois o enfrentamento dos problemas será personalizado. “Se uma escola, por exemplo, apresentar maiores dificuldades na área de ciências serão intensificadas a formação continuada dos professores na área e a oferta de atividades em laboratório”, explicou. Segundo ela, junto com o diagnóstico os colégios já receberam atendimento prioritário nos programas Escola Aberta (que oferta atividades nos finais de semana), Paraná Digital (informatização das escolas) e na análise do Projeto Político Pedagógico.

De acordo com Yvelise, as escolas selecionadas serão as primeiras do Estado a receber o novo programa da Seed, chamado de Viva Escola, que ofertará atividades culturais, artísticas, esportivas e educacionais durante o turno contrário ao estudo convencional (contra-turno).

Cerca de 600 pessoas, entre diretores, pedagogos e representantes da comunidade, destas escolas, permanecerão no Centro de Capacitação até a próxima quarta-feira (12), para participar de oficinas e discutir as ações que devem ser implementadas em seus colégios, de acordo com o diagnóstico apresentado. “A implementação do ‘Superação’ é imediata e contará com a priorização do atendimento em todos os setores da Seed e demais Secretarias de Estado necessárias”, frisou.

AEN
Foto Everson Bressan-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado