Educação

Programa para acabar com o analfabetismo no Paraná vai usar software Luz das Letras
12-05-2008 12:21

O programa Paraná Alfabetizado terá uma nova ferramenta para auxiliar na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Um grupo de 15 educadores estão participando de uma capacitação para utilizar o software Luz das Letras, que os auxiliará na alfabetização. O curso ocorre até a próxima terça-feira (13), em Curitiba. O Luz das Letras será utilizado inicialmente em Curitiba e Região Metropolitana e atenderá cerca de 230 pessoas em 15 turmas, que iniciam as aulas no próximo dia 19. A utilização do software Luz das Letras pelo programa Paraná Alfabetizado é uma parceria entre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Secretaria de Estado da Educação.

Essa é a segunda versão do software. Em 2000, o programa de informática foi desenvolvido a pedido da Copel para alfabetização de funcionários terceirizados. “Foi uma boa experiência, na época foram alfabetizados cerca de 3 mil pessoas”, conta Juscelino de Castro, gestor do software e funcionário da Copel. Segundo ele, a segunda versão do programa foi melhorada para que pudesse atender a pessoas sem nenhuma alfabetização. “O programa está mais atrativo visualmente, tem animações e valoriza o lado humano do alfabetizador”, compara.

De acordo com Wagner Roberto do Amaral, coordenador do Paraná Alfabetizado, a meta é que em 2009 o software esteja disponível a pelo menos 300 turmas de alfabetização no Estado. O software funciona tanto na plataforma de software livre quanto em Windows. “Ele possibilita um diálogo do educando com o universo da literatura e da cultura popular”, ressalta. “Temos poemas de Cora Coralina e de Carlos Drumond, músicas do Pena Branca e Xavantinho e literatura de cordel. Poetas do povo passam a dialogar em uma linguagem tecnológica com os educandos”, explica.

Para Lucimara Frazão, alfabetizadora do programa no município de Araucária, a utilização do software ajudará na aprendizagem dos alunos. “O Paraná Alfabetizado é um programa maravilhoso, por resgatar a auto-estima das pessoas. O uso da informática será um estimulo para esses novos estudantes”, disse.

O educador Carlos Eduardo Nascimento, de Curitiba, ressalta que a nova ferramenta trabalhará em duas frentes. “Temos a inclusão digital e a alfabetização”, afirmou. “Esse programa de computador é envolvente e bem direcionado à alfabetização. Já havia visto softwares que trabalham de forma semelhante voltados à educação de crianças, mas voltado ao público adulto é a primeira vez”, contou.

AEN
Foto:Freddy Pinheiro

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado