Educação

Programa Paraná Alfabetizado desenvolve livro de fotografias
23-08-2007 14:05

Além de lidar com as letras, os educadores e alunos do programa Paraná Alfabetizado estão tendo experiência também com imagens. Um grupo formado por dez alfabetizadores esteve em Curitiba nesta quarta-feira (21) para selecionar material para a edição de um livro fotográfico sobre o cotidiano dos alfabetizandos. Depois de selecionar as fotos já existentes, eles estiveram na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, na Cidade Industrial de Curitiba, para realizar um ensaio que enriquecerá o trabalho.

De acordo com Elaine Locoman, integrante da coordenação do Paraná Alfabetizado, o livro será utilizado no programa de alfabetização. “Será mais uma ferramenta a auxiliar na alfabetização dos jovens, adultos e idosos. A imagem diz muito e os nossos alunos aprenderão por meio da linguagem fotográfica”, explica.

Já Eli Prestes de Aguiar, também da coordenação do programa, destaca que o livro demonstrará a realidade da alfabetização no Paraná. “As fotos são produzidas pelos educadores e pelos educandos e são enfocadas no cotidiano das comunidades onde residem. Trata-se de um perfil destas pessoas, pela sua própria ótica”, descreve.

Ao todo, 40 professores ligados ao programa foram selecionados para participar do projeto. Eles participaram de oficinas de fotografia, nas quais aprenderam aspectos técnicos como regras de composição, linguagem, enquadramento e iluminação. Esses conteúdos são repassados aos alunos e, juntos, fotografam o cotidiano das comunidades em que residem.

Rosana Rodrigues, alfabetizadora em Londrina, conta que participa do programa desde sua primeira edição e que fazer parte deste projeto é muito gratificante. “Este é um trabalho diferenciado, muito importante, e que mostrará a realidade da atuação do programa”, comenta.

Exemplo de vida – Uma das alfabetizadoras participantes do projeto que mais chama a atenção, por sua história de vida, é Maria de Jesus, que reside em Paranapoema, na região Noroeste do Estado. Maria, que cursa o terceiro ano de pedagogia, é cortadora de cana e mãe de quatro filhos. Entre todas as suas atividades do cotidiano, ela ainda encontra tempo e disposição para ensinar a ler e a escrever 18 colegas de trabalho. “É uma tarefa muito gratificante, principalmente por meus alunos serem colegas do dia-a-dia”, afirmou.

Para Maria, o projeto do livro fotográfico dá ânimo. “É muito legal. Fazer esse ensaio aqui na associação foi muito interessante, pois é o local de trabalho destas pessoas e também o de seus estudos”, analisa.

Ensaio Fotográfico – A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer conta atualmente com cerca de 70 associados. Na entidade há duas turmas de alfabetização, que atende aproximadamente 30 pessoas. Durante o ensaio, as alfabetizadoras se depararam com exemplos de superação, como Luzia Macedo, 67 anos de idade, que aprende a grafar as primeiras letras. “Venham ver a minha evolução”, exclamou, abrindo o caderno e convidando as alfabetizadoras para observar. “Agora sei escrever o meu nome e já estou copiando uns trechinhos do livro”, comemorou.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado