Educação

Secretária da Educação assume cargo e anuncia novo programa
14-07-2008 19:14

Dar continuidade ao projeto político-pedagógico desenvolvido na Secretaria da Educação do Paraná (Seed) desde 2003 é a principal meta da nova secretária Yvelise Arco-Verde, que assumiu o comando da pasta em substituição ao ex-secretário Maurício Requião, eleito conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. Durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (14), na sede da Seed, ela também anunciou um novo programa voltado para a formação complementar dos estudantes da rede pública: o “Viva a Escola”.

Yvelise disse ainda que assumir a nova função é um grande desafio. “O Paraná apresentou recentemente dados como o melhor Índice de Educação Básica (Ideb) do Brasil e, quando nós temos a melhor educação do país, o desafio fica maior”, disse a secretária.

O Ideb é o indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a educação básica em todo o país. Segundo Yvelise, a divulgação do índice em junho passado, no qual o Paraná obteve a primeira colocação, apresentou como resultado uma média das escolas paranaenses, o que demonstra que há escolas com notas melhores e piores. “Aumentar a média nas escolas que tiveram notas mais baixas é nosso grande desafio”, afirmou.

Para Yvelise, as políticas públicas universais atendem a todos, mas uma atenção especial aos que mais necessitam é imprescindível. “Temos que atender de forma diferente aqueles que mais precisam”, explicou a secretária citando o programa Superação, que já é desenvolvido e tem como objetivo auxiliar os colégios que apresentam menores notas no Ideb.

VIVA A ESCOLA – Com relação ao novo programa, o “Viva a Escola”, Yvelise explicou que ele dará atendimento aos estudantes no horário contrário ao turno em que atualmente freqüentam o ensino regular. “A idéia é trazer para todas as escolas atividades artísticas, culturais, cientificas, esportivas e mesmo de aprendizagem que nós, no senso comum, chamamos de reforço”, explicou. O “Viva a Escola” deve ser implantado ainda durante o segundo semestre deste ano.

De acordo com a nova secretária, muitas vezes o único espaço disponível para o acréscimo na formação pessoal do estudante da escola pública é a própria escola. “Enquanto os estudantes de uma classe mais privilegiada têm as escolas privadas, nós sabemos que os nossos alunos não têm a possibilidade de ter um curso de inglês, aulas de voleibol, ou ainda, uma atividade artística, como por exemplo, aulas de teatro”, disse. “Desta forma, daremos uma maior possibilidade de igualdade de oportunidades aos nossos alunos”, destacou.

Para Yvelise, a participação em atividades complementares à escolarização enriquece o processo de formação da cidadania. “No programa Viva a Escola, um professor da rede pública, com carga horária específica, será responsável pelo desenvolvimento do projeto em cada estabelecimento escolar”, explica.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado