Educação

Secretaria do Meio Ambiente promove “II Vidraço” durante Escola de Governo
02-10-2007 16:17

Cerca de três mil alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino participam nesta terça-feira (2) no pátio do museu Oscar Niemeyer em Curitiba do II Vidraço - Programa de incentivo a reciclagem de vidro, desenvolvido pela coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A idéia é mostrar desde o processo de fabricação do vidro, até sua destinação final.

A ação, realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), teve inicio em agosto deste ano quando foi realizada a primeira edição do Vidraço, em Foz do Iguaçu. Apenas uma semana após o evento, Foz do Iguaçu recolheu 54 toneladas de vidro que iriam para o aterro sanitário municipal.

A Secretaria do Meio Ambiente estima que cada pessoa gera meio quilo de vidro todo mês, o que corresponde a 1,5 mil toneladas do resíduo geradas todos os meses em Curitiba e Região Metropolitana. Somente Curitiba, gera 900 toneladas por mês.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o evento vai promover além de meios para aumentar o número de reciclagem uma maior participação da sociedade.

“Apenas 40 % do vidro consumido na região é reciclado. Com o apoio da população e dos grandes geradores queremos aumentar a escala de reciclagem, diminuindo assim, o passivo ambiental que chega aos aterros. Desta maneira, podemos gerar uma renda maior aos catadores, cooperativas e associações que podem auxiliar na separação das embalagens que vão para a indústria recicladora”, acredita.

CIRCUITO DO VIDRO - Os participantes do Vidraço vão percorrer um circuito que começa mostrando a matéria-prima - formado de 72% de areia e 28% de minerais que aquecidos se transformam em vidro. Para ocorrer a transformação em embalagem existem vários processos, como o trabalho “soprado soprado” (blow and blow), que será mostrado durante o percurso, onde a embalagem é formada através do ar comprimido. As crianças poderão levar para casa, mascotes feitos na hora através deste processo.

Em todas as paradas do circuito, os monitores explicarão a importância da reciclagem. De acordo com o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria e responsável pelo Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, ao reciclar o vidro a sociedade está auxiliando na redução do consumo de matérias-primas naturais e não-renováveis, já que o resíduo é feito de minerais como o calcário, que com a ação do calor transformam-se em vidro.

“Não queremos eliminar todo o lixo que é enviado aos aterros, e sim o desperdício. O vidro se destaca por ser uma material 100% reciclável e para isso não precisa estar em sua forma original, pois os cacos podem ser transformados em novas embalagens”, declarou Dudas. Além disso tudo, combatemos a pirataria de produtos nacionais e internacionais”, informou.

Para o consultor de reciclagem da Abividro, Stefan Jacques David, depois de Foz do Iguaçu, a capital paranaense serve como uma grande vitrine para os outros municípios do estado para a expansão do projeto “O Paraná continua sendo a referência nesse programa de recolhimento, a participação das escolas, estudantes e crianças, reforça ainda mais o compromisso do estado com o meio ambiente, preocupado em formar os pequenos agentes de mudanças que são as crianças”, destacou Stefan.

A Escola Estadual Ildebrando de Araújo levará 50 alunos da 4a e 5.º séries para participar do Vidraço. Para a pedagoga da escola, Eliana Godoi, muitos dos alunos tem pais que trabalham em cooperativas de catadores de papel e enfrentam de perto o problema da falta de saneamento “Toda essa experiência trará pontos positivos aos alunos, que já estavam trabalhando em sala-de-aula sobre a reciclagem e agora continuarão debatendo o tema nas aulas de ciências e com os colegas das outras turmas”, conclui.

AEN
Foto-Roberto Corradini-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado