Educação

Secretário abre Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação
20-05-2008 12:28

O secretário da Educação Mauricio Requião falou sobre avanços na educação do Paraná e na formação continuada de professores nesta segunda-feira (19), durante a abertura do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, que vai até esta quarta-feira (21) no Hotel Mabu, em Curitiba. Ele destacou os programas educacionais e os avanços tecnológicos nas escolas estaduais, bem como do Livro Didático Público e o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), implantado em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as universidades públicas estaduais e federais.

Maurício Requião explicou as principais ações da Secretaria da Educação, entre elas: a maior evolução salarial de professores em relação aos demais Estados; a política estadual que assegura pelo menos 30% do orçamento para a educação (no último ano, ultrapassou 33%); o plano de carreira para professores e funcionários de escolas; concurso público para professores, inclusive das disciplinas recém retomadas na educação pública como Filosofia, Sociologia, Educação Profissional e Educação Especial.

O secretário deu ênfase ao Portal Dia a Dia Educação (www.diaadiaeducacao.com.br), que além dos demais serviços disponíveis à comunidade escolar, permite a troca de informação entre os professores e a divulgação de seus trabalhos também aos laboratórios de informática instalados em 2 mil das 2.100 escolas e os laboratórios de Ciências e bibliotecas.

Sobre os laboratórios e bibliotecas, o secretário manifestou o desejo de que sejam melhor aproveitados, tanto pelos professores e alunos como pela comunidade escolar. “Queremos que as escolas utilizem ao máximo toda essa estrutura com a qual estamos contando agora. É preciso mudar a mentalidade de gestão, pois o importante é que toda a comunidade se beneficie dos laboratórios, das bibliotecas e das quadras de esportes”, disse.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Romeu Gomes de Miranda, o Paraná foi escolhido como sede do fórum por ser referência nacional em diversos aspectos da educação, entre eles a educação profissional e a formação continuada dos professores. “Desde o início deste governo, o Paraná passou a ser modelo em algumas áreas. Entre elas, a normatização legislativa relativa à educação à distância, que atrai diversas instituições a se instalarem aqui. Porém, o principal motivo é a capacitação de docentes, considerada exemplo nacional, por meio do PDE”, disse Miranda.

Para Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Goiás, o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação é um instrumento muito importante, principalmente para expor a diversidade da educação brasileira e também as preocupações e desafios que são comuns a todos os Estados. “Os problemas podem ser pensados coletivamente, assim como os bons exemplos, em especial o Livro Didático que percebemos aqui”, disse.

O Livro Didático Público do Paraná e sua forma de produção, pelos professores da rede pública de ensino, chamou a atenção dos participantes. Presidentes de Conselhos Estaduais pediram ao secretário Mauricio Requião que disponibilizasse uma coleção para que seus Estados tomem conhecimento do material.

AEN
Foto:Levy Ferreira
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado