Educação

Secretário da Educação reúne diretores de Centros de Educação de Jovens e Adultos
14-03-2008 17:02

Diretores dos 96 Centros Estaduais de Jovens e Adultos (Ceebjas) do Paraná estiveram reunidos, durante toda esta quinta-feira (13), com o secretário da Educação, Maurício Requião, para tratar sobre assuntos específicos dessa modalidade de Ensino. “Esse encontro tem como principal objetivo um diálogo direto com os diretores dos Ceebjas para que possamos reforçar a confiança estabelecida no sentido de melhorarmos a cada dia a qualidade dessa modalidade de ensino”, disse o secretário.

Um dos principais pontos tratados no encontro foi uma deliberação do Conselho Estadual de Educação, que alterou a idade de matrícula para a Educação de Jovens e Adultos de acima de 14 anos para acima de 15, para o ensino de primeira à quarta série, e de 17 para 18 anos, no ensino de quinta a oitava e ensino médio. Foi esclarecido aos diretores, que aquelas matrículas que já haviam sido feitas com as regras anteriores serão mantidas, sem prejuízo para os alunos.

Mauricio Requião afirmou que a Educação de Jovens e Adultos do Paraná é uma referência nacional e que a Secretaria da Educação tem direcionado esforços para superar os desafios existentes nesse setor. A diretora do Ceebja Paulo Freire, Terezinha Rossi, agradeceu ao secretário pela atenção dada à Educação de Jovens e Adultos e reforçou a importância de levar ensino profissionalizante para os Ceebjas. “Os Ceebjas receberam TVs multimídia, computadores e sentimos que estamos tendo a mesma atenção do ensino regular”, disse.

A educação de jovens e adultos, na rede estadual de ensino, fornece educação pública, gratuita e de qualidade a mais de 160 mil alunos por ano, atendidos pelos 96 Ceebjas e 112 escolas estaduais, que também oferecem essa modalidade, no ensino fundamental e médio. O programa atende também comunidades indígenas e quilombolas, populações ribeirinhas e do campo, integrantes de movimentos sociais e indivíduos privados de liberdade.

O ensino fundamental, que vai da primeira a oitava séries, é oferecida pelo Estado, através dos Ceebjas, nas unidades penais e sócio-educativas. Para os outros estudantes, a partir de 2006, passou a ser ofertada pelos municípios, em parceria com o Estado.

AEN
Foto SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado