Educação

Segunda edição do Livro Didático Público tem tiragem de 1,8 milhão de exemplares
30-04-2008 11:52

A segunda edição do Livro Didático Público, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação e produzido por professores da rede estadual de ensino foi lançada nesta terça-feira (29), durante a Escola de Governo. Segundo o secretário Maurício Requião, o Livro Didático Público é um exemplo de política pública para a educação. “A iniciativa do Governo do Paraná beneficia mais de 450 mil estudantes. Na primeira edição foram 5,4 milhões de exemplares, de 12 disciplinas. Agora são mais 1,8 milhão de livros para os alunos que estão chegando ao ensino médio”, disse.

O Livro Didático Público é uma iniciativa pioneira no País. O custo médio por livro é de R$ 2,70, menos de um décimo do preço de um livro didático comercial nas livrarias. Alguns dos Livros Didáticos Públicos receberam novos conteúdos, como o livro de História, que fala, por exemplo, sobre o Porto de Paranaguá; o de Biologia, que aborda os transgênicos; e o de Educação Física, que fala sobre o movimento Hip-Hop.

O processo de revisão dos 12 livros ocorreu durante todo o ano de 2007 e envolveu os professores autores que trabalharam na primeira edição. Também colaboraram com a revisão dos livros os professores das universidades públicas estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles participaram na condição de leitores críticos, apresentando pareceres detalhados com críticas e sugestões, sobre os quais a equipe do Departamento de Educação Básica e autores trabalharam. “Os livros revisados estão ainda melhores e já estão sendo distribuídos aos estudantes do ensino médio da rede pública do Paraná”, disse a chefe do Departamento de Educação Básica, Mary Lane Hutner.

Em visita ao Paraná para o lançamento da primeira edição do Livro Didático Público, em dezembro de 2006, o ministro da Educação Fernando Haddad elogiou a iniciativa. “Esta é a primeira iniciativa brasileira preocupada em criar e disponibilizar ao domínio público um material didático”, afirmou. “O Paraná sai na frente com uma belíssima coleção, que tem como autores os professores da rede pública. Esta coleção pode ser aproveitada não apenas nos demais Estados da Federação, como também nos demais países que tem como língua oficial o Português”, avaliou.

O Paraná é o primeiro Estado a produzir e distribuir gratuitamente livros didáticos de todas as disciplinas do ensino médio. Os livro estão divididos em 12 volumes, que abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Filosofia, Química, Biologia, Sociologia, Física, Geografia, Arte, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol/Inglês) e Educação Física.


AEN
Foto: Arnaldo Alves-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado