Educação

Semana Pedagógica inclui pais e alunos para melhorar as escolas da rede estadual
12-02-2008 12:35

Pais, alunos, professores e funcionários das escolas estaduais preparam o retorno às aulas, programado para essa quinta-feira (14). Desde quinta-feira (8), acontece a Semana Pedagógica em cerca de 2.500 colégios estaduais e escolas conveniadas da Educação Especial. A Semana Pedagógica, que tem o objetivo de discutir a organização da escola, neste ano tem a participação de pais e alunos. “Quanto maior for a participação da comunidade escolar, maior será o desenvolvimento da educação”, afirma Benjamin Perez Maia, coordenador de Gestão Escolar da Secretaria da Educação.

As atividades terminam nesta segunda-feira (11) e incluem a discussão da gestão escolar democrática, projeto político-pedagógico e avaliação dos estudantes. O terceiro dia é reservado para a criação de um plano de ação a ser desenvolvido pela escola em 2008. “Convidamos os pais para discutir e contribuir para a melhoria da educação”, ressalta Maia.

Para Daniele Leles Pereira, pedagoga do Colégio Estadual Emílio de Menezes, de Curitiba, a Semana Pedagógica é o momento de traçar estratégias para o ano letivo, considerando as experiências dos anos anteriores. “Esse é o momento que temos para que, com calma, pensemos em cada detalhe do que está acontecendo em sala de aula”, diz. “Trabalhamos para trazer os pais para dentro da escola, não apenas para que ouçam reclamações, mas para que participem do processo de aprendizagem de seus filhos. A escola e a família têm papeis distintos e importantes na educação, por isso a necessidade de um trabalho conjunto”, completa.

Maria Centenaro, mãe de estudante do Colégio Emílio de Menezes, acredita que a participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental. “Aqui está ocorrendo uma troca de experiências e podemos ajudar dando idéias”, afirma. De acordo com Dalva Maria Fernandes Pimentel, mãe de aluno do Colégio Estadual Professor Brasílio de Castro, a reunião possibilita entender o funcionamento do dia-a-dia da escola. “O acompanhamento dos filhos, pelos pais, nas atividades da escola é importante para melhorar rendimento deles nos estudos”, destaca.

Eduardo Soczec (17), estudante do 3º ano do Colégio Estadual Emílio de Menezes, destacou o fato de estar sendo dado voz aos estudantes. “Estamos procurando melhorar o nosso colégio, aprendendo com o que foi feito no ano passado”, disse.

AEN
Foto: Levy Ferreira
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado