Educação

Servidores do PR vão conhecer práticas de educação à distância em seminário
03-09-2007 18:50

A produção de material didático, a operação de novas ferramentas de informática e a utilização de recursos audiovisuais serão experimentadas, com exercícios práticos, por servidores públicos estaduais que vão participar do Seminário de Educação à Distância. O evento, promovido pela Escola de Governo – vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) -, recebe inscrições até esta terça-feira (4) e será realizado na semana que vem, nos dias 13 e 14, no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O seminário – constituído de palestras e oficinas – faz parte do programa “Capacitando para a Educação à Distância”, que teve início na última semana, com um curso ministrado pela professora Andréa Filatro. Mestra e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Andréa Filatro é uma das referências nacionais quando o assunto é projetos de ensino à distância. A professora falou a servidores públicos, na Escola de Saúde Pública, sobre pontos relacionados a programas de educação à distância que tenham como instrumento principal o uso da internet, ou seja, programas de educação online.

Recursos – Os recursos de informática também serão abordados no seminário da semana que vem. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) vai aplicar um treinamento sobre o uso do XOOPS, ferramenta de software livre utilizada para a construção e manutenção de páginas virtuais. A Celepar e a Secretaria da Saúde vão ministrar outra aula, sobre recursos de televisivos, de vídeo, áudio e conferências via internet. Mais uma oficina prevista, da Celepar, será sobre “moodle” - programa de administração de materiais educacionais voltados a comunidades “online”.

A programação do seminário contempla ainda uma oficina sobre produção de material didático para cursos à distância. As professoras Sílvia Reich e Sandramara de Paula Soares, do Núcleo de Educação à Distância da UFPR, serão as instrutoras. Do mesmo núcleo da UFPR, a professora Marina de Almeida vai ministrar uma palestra sobre políticas governamentais para educação à distância. “Educação à Distância: Cenários, Modelos e Perspectivas” é o tema de outra palestra, a ser conduzida pelo professor Antônio Simão Neto, do Instituto Interfaces.

Objetivo - O programa “Capacitando para a Educação à Distância” está sendo organizado, promovido e realizado pela Escola de Governo, em parceria com diversos outros órgãos públicos, dependendo do evento. A iniciativa busca fornecer aos servidores públicos conhecimentos técnicos e pedagógicos sobre o ensino à distância, para que projetos de qualificação do funcionalismo que adotam essa modalidade sejam promovidos com qualidade. O programa é voltado especialmente a funcionários que atuam como instrutores nos centros de formação e desenvolvimento de secretarias, autarquias e outros órgãos do governo estadual.


SERVIÇO – Informações detalhadas do programa estão no sítio da Escola de Governo na internet (www.escoladegoverno.pr.gov.br), no menu vertical no lado esquerdo da página, no item “Educação à Distância”. As inscrições são aceitas apenas pela internet.

AEN
Foto:Venilton Kuchler
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado