Educação

Unioeste anuncia cotas para estudantes de escolas públicas no Vestibular 2009
13-06-2008 12:08

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou nesta quinta-feira (12) quatro mudanças fundamentais para o Concurso Vestibular 2009. Já está definido que, no próximo concurso, haverá implantação do sistema de cotas para alunos de escolas públicas; inclusão das matérias de Filosofia e Sociologia, além de serem realizadas modificações no sistema de zeramento das provas e a retirada da bonificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo de seleção.

De acordo com o diretor de Concurso Vestibular da Universidade, professor João Carlos Cattelan, 40% das vagas oferecidas nos concursos vestibulares da instituição, já a partir do próximo vestibular, serão destinadas a alunos que tenham cursado as séries finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas. Nos últimos quatro vestibulares, das 63 turmas de cursos oferecidos pela Unioeste, 55 tiveram 40% ou mais dos seus alunos matriculados oriundos de escolas públicas. “A média de alunos matriculados na Unioeste nestes quatro últimos anos é de 69% de alunos de escolas públicas”, informa o diretor.

Cattelan explica ainda que duas razões, em especial, justificam a implantação do sistema de cotas: uma é possibilitar maior inserção dos alunos de escolas públicas em cursos mais concorridos - apenas oito graduações na Unioeste não têm maioria de alunos de escolas públicas; a outra é que a Universidade possa se adequar às políticas de fomento e destinação de recursos para universidades por meio de editais de fundações e conselhos.

Cattelan explica ainda que, a partir do Vestibular 2009, o ingresso de candidatos pelas notas obtidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais possível. Até o último concurso, realizado no ano passado, o candidato tinha acrescido 5% de pontos no total da nota que obtinha nas provas. “A partir de agora, a nota do Enem não será mais válida na pontuação total do vestibulando”, reforça o diretor.

Outra mudança é quanto ao processo de zeramento, ou seja, a partir de agora o candidato que zerar em Português, numa matéria de conhecimentos específicos ou em duas ou mais outras matérias estará automaticamente excluído do processo de seleção. O zeramento, até agora, era permitido em uma matéria qualquer, desde que não fosse Português.

No próximo vestibular serão incluídas as matérias de Filosofia e Sociologia. Na primeira etapa, os vestibulandos terão que responder quatro questões de Filosofia e quatro de Sociologia. Das outras matérias tradicionalmente cobradas nas provas do concurso, será excluída uma questão de cada - no último vestibular cada matéria tinha oito questões; no próximo serão sete, totalizando 71 questões nas provas da primeira etapa.

Na segunda etapa, as duas novas disciplinas (Filosofia e Sociologia) serão escolhidas pelos cursos. A Diretoria de Concurso Vestibular, até o final deste mês, estará divulgando a tabela de matérias de conhecimentos específicos de cada curso no Vestibular 2009. Serão cobradas no Vestibular da Unioeste as disciplinas de Literatura, Português, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Sociologia, Geografia e redação, além de Língua Estrangeira - Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano.

Também ocorrem mudanças na relação de obras literárias para o Vestibular 2009, quando serão cobradas na prova as seguintes obras: Lucíola – José de Alencar; Quincas Borba – Machado de Assis; Antologia Poética – Carlos Drummond de Andrade; Memorial de Maria Moura – Rachel de Queiroz; Os Tambores Silenciosos – Josué Guimarães; e os contos: “Desenredo” – João Guimarães Rosa; “Venha Ver o Pôr do Sol” – Lígia Fagundes Telles; “Penélope” – Dalton Trevisan; “Feliz Aniversário” – Clarice Lispector e “Teresa” – Rubem Fonseca.

A Diretoria de Concurso definiu também o cronograma para o Concurso Vestibular 2009. A primeira etapa acontece no dia 23/11/08, das 8h30 às 13 hS, nos locais a serem definidos nas cinco cidades sede dos Campi da Universidade. A segunda etapa acontece no dia 14/12/08, das 8h30 às 12h30.

As inscrições, segundo a Diretoria, serão dos dias 06/10/2008 a 04/11/2008. Já os pedidos de isenções para a inscrição ao vestibular serão dos dias 06/10/08 a 08/10/08 para a retirada dos formulários e a devolução destes deverá ser de 07/10/08 a 10/10/08. O resultado dos candidatos que receberão o benefício será no dia 29/10/08, sendo que a inscrição para os isentos será dos dias 30/10/08 a 04/11/08.


AEN
Foto SECS

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado