Empresa

Senai realiza nova missão em Cabo Verde
26-11-2014 16:00

Representantes do Senai realizaram em outubro e novembro a segunda missão presencial da cooperação firmada com a Agência de Desenvolvimento de Luxemburgo (LuxDev), que pretende fortalecer as relações entre o setor de formação profissional e produtivo de Cabo Verde.

Na primeira etapa da missão, Carlos Nunes, consultor de Alianças Estratégicas do Senai, e Marco Antonio Guimarães, procurador jurídico do Sistema Fiep, promoveram a articulação com representantes do setor produtivo e de instituições responsáveis pela educação profissional do país para estruturar dois conselhos. Estes conselhos atuarão na implementação de uma política integrada de educação, formação e emprego, trabalho que já vem sendo desenvolvido pela LuxDev no local.

Nunes explica que a proposta é ter um Conselho Técnico Construtivo (CTC) e um de Gestão da Plataforma (CGP). “O CTC, formado por representantes do setor privado, vai discutir a educação profissional com base nas demandas da indústria e encaminhar para o CGP. Já o CGP, que será de constituição mista – ou seja, terá representantes da esfera pública e privada – vai discutir essas sugestões e dar o encaminhamento necessário para os órgãos competentes”, conta o consultor.



Na segunda etapa, Nunes e o gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão do Senai, Ricardo Pereira, elaboraram um diagnóstico das unidades de formação profissional do Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), das escolas técnicas e dos centros de formação da Universidade de Cabo Verde (CESP). Esse diagnóstico será apresentado na próxima missão, que será realizada no início de dezembro.

Na próxima etapa presencial, além do diagnóstico, será apresentada uma proposta de gestão com foco em resultados, que será implantada na forma de um projeto-piloto em uma escola técnica e em um IEFP. Também será aprovada a agenda de trabalho para o próximo ano e realizada a posse dos dois conselhos.

Senai e LuxDev - A ideia do projeto de cooperação, coordenado pela Gerência de Alianças Estratégicas do Senai, é criar uma plataforma de sustentabilidade do ensino técnico-profissional de Cabo Verde tendo como base o modelo de atuação da instituição no Paraná. A expectativa é que essas missões presenciais reforcem as relações público-privadas para educação. Ao todo, serão realizadas sete missões no país, além de etapas a distância, até agosto de 2015.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado