Empresa

Uber fará corridas com desconto para quem for doar sangue
15-04-2020 16:32

Uma parceria do Governo do Estado com a Uber pretende ampliar os estoques dos bancos de sangue no Paraná, que baixaram com a pandemia da Covid-19. O aplicativo de transporte vai custear as viagens de doadores de sangue que se deslocarem até o Hemepar, em Curitiba, e aos hemocentros de Londrina e Maringá, no Norte e Noroeste do Estado.



A ação começa nesta quarta-feira (15) e vai até a próxima, no dia 22 de abril. Um código promocional será liberado para os doadores que fizerem o deslocamento para as unidades ou a partir delas.



Por causa do feriado de Tiradentes, o Hemocentro de Maringá não abrirá na terça-feira (21) e o de Londrina, não estará atendendo na segunda (20) e terça-feira.



Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a iniciativa pode formar uma grande corrente para salvar vidas no Paraná. “Precisamos da ajuda de quem já é ou pretende ser doador de sangue, porque o estoque está muito baixo. A Uber se colocou à disposição nesta importante e inovadora parceria, transportando os doadores de forma gratuita”, disse. “Também precisamos do auxílio da população para abastecer os bancos de sangue e atender os hospitais do Paraná. Toda ajuda é fundamental”, afirmou.



“Em um cenário de pandemia, a união do governo com setor privado e a sociedade é extremamente importante para que possamos encontrar soluções inovadoras para nossos desafios coletivos”, afirma o superintendente de Inovação do Governo do Estado, Henrique Domakoski. “Esta parceria entre Hemepar e Uber é um exemplo disso, uma ação inovadora para ajudar a resolver um desafio importante que estamos enfrentando”, ressalta.



CÓDIGOS – Em Curitiba, as pessoas que aplicarem o código UBERHEMEPARCWB terão até R$ 30 de desconto em viagens para ir e voltar de Uber ao Hemepar. Nas outras cidades, o desconto é de R$ 20,00 para realizar os trajetos, ao usarem o código UBERHEMEPARLDB para Londrina e UBERHEMEPARMGF para Maringá. Ele precisa ser adicionado no aplicativo antes das corridas (confira as instruções abaixo).



ESTOQUES – De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, a necessidade de sangue, que já é grande durante todo o ano, agora é ainda maior. A unidade está coletando, em média, 120 bolsas de sangue por dia, metade da capacidade de estoque.



“A situação só não está mais crítica porque o isolamento reduziu os acidentes de trânsito e as brigas que causam ferimentos, além do cancelamento das cirurgias eletivas”, explica Liana. “Porém, vários pacientes precisam de transfusões frequentes. Estamos utilizando todo o estoque que é coletado no dia, sem poder fazer a separação das hemácias e das plaquetas, que levam mais dias”, conta.



Em Londrina, uma campanha logo no início do isolamento garantiu um bom estoque de sangue. “Nosso foco agora é ir atrás de doares das tipagens mais demandadas, como O- e A-, além dos fenotipados, que têm um tipo de sangue menos frequente”, explica o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo. “A iniciativa da Uber vai ser um atrativo para aumentar as doações nas unidades que mais precisam”, afirma.



AGENDAMENTO – O Hemepar adotou diversas medidas para evitar aglomerações. Por isso, é necessário agendar previamente a doação pelo aplicativo ou site do PIÁ (www.pia.pr.gov.br) ou pelo telefone (41) 3281-4000. São distribuídas 104 senhas diariamente pelo agendamento.



“Aliada às nossas medidas, a parceria com a Uber vai dar ainda mais tranquilidade aos doadores, que poderão ir e voltar de forma segura, sem passar por aglomerações e sem precisar utilizar o transporte público”, ressalta Liana.



ORGANIZAR  - O Hemocentro de Maringá também adotou o agendamento pelo PIÁ ou pelo Whatsapp (44) 3011-9151. “O agendamento está ajudando a organizar nosso fluxo de doação e evita que muitas pessoas venham aqui em um mesmo horário”, afirma a diretora Márcia Momesso. “Da mesma forma, a parceria com a Uber vai facilitar o deslocamento dos doadores, já que o hemocentro fica em um lugar mais afastado e muitos deles vêm de ônibus, inclusive de cidades vizinhas”, diz.



REQUISITOS - Os bancos de sangue também orientam que o doador deve seguir as recomendações das autoridades de saúde pública para saber se pode sair de casa com segurança. Além disso, também é necessário preencher alguns requisitos para a doação: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e acima de 60 anos já precisa ter doado anteriormente), boas condições de saúde, não estar tomando antibióticos ou medicamentos de uso contínuo, entre outras recomendações.



UBER – A iniciativa faz parte de um compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas gratuitas de alimentos para profissionais de saúde, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.



O apoio aos bancos de sangue no Brasil teve início na última semana, com campanhas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina, e está sendo ampliado para novas cidades conforme a situação emergencial dos estoques. A orientação do Ministério da Saúde é que as doações de sangue devem continuar acontecendo durante a pandemia.



Veja como ativar a promoção:

1. No aplicativo da Uber, selecione a opção "Pagamento".

2. No item "Promoções", selecione a opção "Adicionar código promocional".

3. Insira o código UBERHEMEPARCWB (Curitiba), UBERHEMEPARMGF (Maringá) e UBERHEMEPARLDB (Londrina).

4. Por último, clique em "Adicionar".

*O código é válido para duas viagens tendo o Hemepar ou os hemocentros como origem ou destino.

Endereços

HEMEPAR – Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV

Atendimento de segunda a sábado, das 7h30 às 18h

HEMOCENTRO DE LONDRINA – Rua Claudio Donizeti Cavalieri, 156 – Jardim Tarumã (ao lado do Hospital Universitário)

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados das 8h às 17h30 (a unidade não abrirá no feriado, retornando na quarta-feira, 22)

HEMOCENTRO DE MARINGÁ – Avenida Mandacarú, 1600 – Vila Santa Izabel (ao lado do HU)

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h às 12h30. A unidade não funcionará na terça-feira (21), mas abrirá na segunda-feira (20).



 



Agência Estadual de Notícias

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado