Entretenimento

Paraná e Mato Grosso do Sul lançam roteiro turístico integrado
04-06-2006 12:11

O público do 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil presenciou da noite desta sexta-feira (02) o lançamento do novo roteiro internacional integrado “Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu”. Em solenidade realizada no palco do estande da macrorregião Sul do Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP, foi firmado o protocolo de cooperação do projeto entre os representantes dos governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul e de outras instituições públicas e privadas de ambos os estados.

O protocolo visa promover a integração turística, implantar melhorias e acompanhar o desenvolvimento do projeto “Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu”. Segundo o secretário do Turismo, Celso Caron, “com isso fica assegurada a promoção da atividade turística sustentável nos municípios que integram o roteiro”. Durante o evento, foi apresentado o material de divulgação do novo roteiro.

O acordo prevê ações como a promoção do resgate histórico, arquitetônico, paisagístico e cultural dos municípios integrantes do roteiro; integração temática dessas cidades, formatando produtos temáticos regionais; prestação de apoio às comunidades locais, visando capacitá-las à sustentabilidade do projeto; capacitação profissional e fomento de novos negócios de natureza turística.

Também assinaram o documento o secretário de Estado da Produção e do Turismo do Mato Grosso do Sul, Wilson Roberto Gonçalves; o secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Sérgio Lobato Machado; a diretora presidente da Fundação do Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Benites Brun; a presidente do Conselho Regional de Turismo da Serra da Bodoquena/MS, Ramona do Prado; o presidente do Fórum de Turismo do Pantanal/MS, Carlos Porto; a representante do Grupo Gestor das Operadoras do Pantanal/MS, Norma Assano; o diretor superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelikar; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav/PR).


Roteiro integrado internacional
Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu

O mundo inteiro conhece o espetáculo do Pantanal e das Cataratas do Iguaçu. Mas há muito mais a descobrir no espaço que os separa. Por isso, o Governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Turismo, o Governo do Mato Grosso do Sul e o Sebrae, lança o projeto da implantação do eixo turístico Pantanal-Iguaçu, uma iniciativa que visa o desenvolvimento regional, a integração da comunidade e a preservação ambiental, em uma área abençoada com uma beleza sem par e grande diversidade de espécies nativas, sítios ecológicos e grandes emoções.

Uma estrutura pronta para receber o visitante, onde conforto, diversão, aventura e lazer convivem lado a lado com o respeito à natureza. Hotéis, pousadas, trilhas, pescaria, passeios de barco, cavalgadas, folclore, gastronomia, atividades esportivas e culturais.

A região possui dois dos principais destinos turísticos em todo o Brasil: o Pantanal e as Cataratas. Mas seu potencial de crescimento é ilimitado, com muitas opções de investimento ao empreendedor. Do ponto de vista da comunidade, o projeto vai propiciar crescimento econômico, geração de emprego e renda, estímulo à formação de uma consciência ecológica e de respeito ao ambiente, desenvolvimento sustentado.

Dentre os principais destinos desse roteiro integrado estão:

Bonito - Localizado na Serra da Bodoquena (MS), Bonito é um dos destinos de ecoturismo mais conhecidos no Brasil e no mundo. Toda a beleza do Pantanal ao seu alcance, além das cachoeiras da serra, a belíssima Ilha do Padre, a Baía Bonita, fantásticas praias de rio e cavernas subaquáticas para mergulho, passeios por trilhas ecológicas e turismo de aventura, a deliciosa culinária pantaneira e uma cena cultural em ebulição fazem de Bonito um passeio incrível!

Parque das Aves - Um santuário de preservação ambiental feito pelo homem em conjunto com a natureza. Aves tropicais raras vivem protegidas em uma das últimas reservas de mata subtropical do planeta, junto a borboletas, insetos e répteis que encontram aqui a proteção necessária para a preservação de suas espécies. Um programa perfeito para os amantes da natureza.

Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco, abriga milhares de animais e plantas, muitos deles ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o jacaré-de-papo-amarelo, a jacutinga, o gavião harpia e o papagaio-de-peito-roxo. É a maior reserva de mata subtropical do planeta, preservando espécies raras como a timbaúva, o cedro, a peroba e os ipês, além de espécies de orquídeas e bromélias que só se encontram aqui.

Cataratas do Iguaçu - A força da natureza no seu estado mais puro. Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 saltos de diversos tamanhos, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, desembocando na fantástica Garganta do Diabo, um escoadouro em forma de ferradura que pode ser sobrevoado de helicóptero. Uma visão deslumbrante que certamente fica gravada nos corações e mentes de seus visitantes.

Lago de Itaipu - Esporte, lazer, pesca e turismo ao mesmo tempo. O lago de Itaipu margeia 16 cidades no lado brasileiro, com uma completa infra-estrutura que inclui terminais turísticos, praias de águas limpíssimas, hotéis, chalés, restaurantes, eventos, festas e atividades esportivas e de lazer para que você tenha a possibilidade de aproveitar um verdadeiro roteiro alternativo de viagem, protegido por duas reservas naturais, quatro refúgios biológicos e 66 ilhas de rara beleza.

Foto Theo Marques-SECS
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado