Entretenimento

Revitalização de santuário vai transformar Paranaguá num centro de turismo religioso
15-03-2006 12:11

O governador Roberto Requião participou a noite desta terça-feira (14), em Paranaguá, do encerramento do Encontro Estadual dos Bispos do Paraná, quando anunciou que dará todo apoio para o projeto de revitalizaçao do Santuário de Nossa Senhora do Rócio, que vai transformar o município paranaense num pólo nacional de turismo religioso.

O encontro de bispos do Paraná teve início no último domingo, com a realização de uma missa solene e a benção da pedra fundamental do Centro de Apoio ao Peregrino, que será dotado de toda infra-estrutura para receber romeiros de várias regiões do país, devotos da santa.

O centro contará com lanchonetes, banheiros, berçários, centro de apoio e de orientação espiritual, além de locais para confissões dos romeiros. “Posso dizer que a revitalização do santuário é uma obra através da qual sentimos uma aceitação enorme do povo paranaense em relação a Nossa Senhora do Rocio. Será, sem dúvida, um desafio que certamente será vencido com o apoio da sociedade e do governo do Estado”, disse Dom Alfredo Novak, bispo diocesano de Paranaguá.

Para o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo da CNBB - Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul II, a idéia de revitalização do santuário para transformar Paranaguá num pólo de turismo religioso vem de longa data. “O que se discute agora com o governador Roberto Requião é a transformação do santuário em Centro Paranaense. Com isso, o santuário deixa de ser diocesano de Paranaguá para se tornar estadual, sendo administrado pela Regional Sul II da CNBB”, declarou.

O secretário executivo da CNBB lembra que a devoção a Nossa Senhora do Rocio, que este ano completou 29 anos de sua proclamação como Padroeira do Paraná, é muito antiga. “Ela data de 1640, portanto anterior a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, e ao Cirio de Nazaré. Entretanto, somente agora começa a ganhar repercussão através de sua festa que este ano teve a duração de uma semana”, disse padre Carlos Alberto, que acredita que, com o centro paranaense, a repercussão será ainda maior. “Logo teremos aqui romeiros de todo o Brasil”, acrescentou.

Segundo ele, o turismo religioso é o segmento que mais movimenta o mundo cristão. “E não será diferente em Paranaguá. A cidade será transformada no centro paranaense da fé”. O governador Roberto Requião fez questão de destacar para os 24 bispos presentes ao encontro a importância da Igreja para a sociedade brasileira e lembrou que a TV Paraná Educativa tem dedicado boa parte de sua programação para divulgar as atividades da Igreja Católica. Também falou de sua amizade e admiração pelo arcebispo emérito, dom Pedro Fedalto, de quem se considera amigo e admirador.

Agência Estadual de Notícias
Foto Everson Bressan-SECS
Paranaguá, 14-03-06 - O governador Roberto Requião com o arcebispo de Curitiba Dom Moacyr Vitti.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado