Esporte

AECIC homenageia presidente-fundador do Grupo J. Malucelli
17-06-2006 22:59

O tradicional Prêmio Personalidade AECIC, da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, será outorgado neste ano ao empresário Joel Malucelli, fundador e presidente do Grupo J. Malucelli. Lideranças empresariais e da política, figuras do esporte, dirigentes de entidades dos mais diversos setores, familiares e amigos do homenageado participarão do encontro em que a AECIC fará a entrega do prêmio.

Criado há 28 anos, o Prêmio "Personalidade AECIC" é o reconhecimento da entidade a pessoas que sabem marcar o exercício profissional e a própria trajetória de vida por ações que se refletem na sociedade e que contribuam para o desenvolvimento do Paraná.

A galeria de homenageados, que Joel Malucelli passa a integrar, é formada por governadores, prefeitos de Curitiba, empresários de destaque, dirigentes de entidades do setor empresarial, expoentes de áreas da educação. Os nomes das pessoas distinguidas pelo prêmio são definidos pelos diretores e conselheiros da AECIC. A proposição para a homenagem a Joel Malucelli teve acolhida unânime pelos dirigentes da entidade.


Da pequena empresa, ao complexo que emprega 4 mil pessoas

Paranaense, casado, pai de seis filhos, Joel Malucelli é formado em Economia e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná. O tino para ganhar a vida surgiu bem cedo. Dos 13 anos aos 16 anos, Joel foi gandula das partidas de tênis no Clube Curitibano, levantou garrafas de boliche na Sociedade Água verde e vendeu legumes na feira livre do bairro Água Verde.

Depois de trabalhar com o pai e os tios em uma pequena madeireira da família, prestou concursos públicos para o Banco do Brasil e Copel. Foi primeiro lugar em ambos e optou pela Copel.

Aos 19 anos, emancipado pelos pais, fundou a J.Malucelli Construtora de Obras, que começou com um único trator. Joel trabalhava como operador de máquinas e participou, na época, da construção do trecho São Mateus do Sul-União da Vitória.

Desta iniciativa surgiu o grupo J. Malucelli, hoje o terceiro maior do Paraná, composto por 35 empresas, que geram 4 mil empregos diretos. O grupo atua com banco, seguradora, construção pesada, hotéis, concessões rodoviárias e de saneamento, corretora de câmbio e de valores, shopping center, geração de energia, previdência, reflorestamento, revenda de tratores e comunicação.

Posicionado diversos anos, por diferentes órgãos de imprensa, entre os melhores empresários do Paraná, Joel Malucelli foi presidente da Associação Paraná e Santa Catarina das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento e foi conselheiro da Associação Comercial e da Federação das Indústrias do Paraná.

Por três anos consecutivos, 2002,2003 e 2004, foi eleito Líder Empresarial do Paraná pelos leitores da Gazeta Mercantil. Três empresas do Grupo J. Malucelli são citadas pela revista Isto É entre as 400 melhores do Brasil.


Presente em quase todo o país e destaque na economia nacional

O Grupo J. Malucelli, surgido do pequeno empreendimento criado em 1966, chega aos 40 anos como o terceiro maior do Paraná, consolidado pela multiplicidade, especialização e por modernas técnicas de gestão. Sob o comando do fundador e presidente, o grupo constrói uma trajetória marcada por princípios éticos, riscos calculados, criatividade, eficiência e responsabilidade social.

Hoje, o Grupo J. Malucelli cobre a maior parte do território nacional e é destaque no ranking econômico-social do país. São suas principais âncoras a construtora de obras, o Paraná Banco, as empresas seguradora, de previdência, de equipamentos (Rental), de energia, além da J. Malucelli Futebol e a J. Malucelli Comunicação – que detém, entre outras, a TV Icaraí (Maringá), CBN Curitiba e CBN Paranaguá, Rádio 96 Rock e Rádio Globo Curitiba.

O Paraná Banco posiciona-se entre os três primeiros do Brasil em rentabilidade média, entre os dez primeiros que mais crescem em patrimônio líquido, entre os cinco melhores conglomerados financeiros no segmento de Financiamento e entre os dez em operações de crédito. Neste mês de junho, o Paraná Banco figura em destaque na Revista Conjuntura Econômica, através de análise elaborada pela Fundação Getúlio Vargas.


Paixão pelo futebol aliada à capacidade empreendedora


À paixão pelo futebol, bastante conhecida, Joel Malucelli juntamente com Sérgio Prosdócimo e Edson Mauad aliou a capacidade empreendedora. No período em que dirigiu o Coritiba Futebol Clube, seu time do coração, Joel construiu e inaugurou um dos melhores centros de treinamentos do Brasil, colocou o time no Clube dos Treze e ainda o fez subir da segunda para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.



Em relação à J.Malucelli Futebol (ex-Malutrom), surgiu em 1998, e foi a primeira empresa de futebol profissional do Brasil, adaptada à Lei Pelé. A empresa é destaque também por sua atuação social, preocupando-se em oferecer melhor qualidade de vida às crianças menos favorecidas, procurando despertar nelas o interesse e o espírito de companheirismo através do esporte. Atualmente trabalha na recuperação de meninos de rua, garantindo a eles refeição, vale-transporte e vestuário, para melhor desenvolvimento de sua vida.

O texto acima faz parte das páginas 4 e 5 da REVISTA AECIC de Curitiba-PR, junho de 2006, ano 11 no. 86, trazendo na capa a fotografia do empresário Joel Malucelli, que receberá o Prêmio PERSONALIDADE AECIC na segunda-feira (19), Graciosa Country Club - capital paranaense.

Ruthe Precoma

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado